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Economia
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 17:30

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As consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), espécie de termômetro das vendas a prazo, ficaram dentro das expectativas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) no fechamento do mês de dezembro.

De acordo com o balanço dos dados do SPC Brasil, no “mês do natal” foram realizadas 241.880 verificações de crédito, uma diferença de 594 consultas, o que corresponde a 0,2% de redução se comparado com 2004. Já o balanço anual das consultas fechou 2005 com queda de 8,1% em comparação com o ano anterior. Em 2005 foram 1.811.431 consultas, contra 1.971.251 em 2004.

Para o presidente da entidade, Roberto Carvalho de Almeida, o resultado foi considerado positivo, uma vez que neste ano o estado passou por consecutivas turbulências econômicas que se refletiram significativamente no setor varejista. “O índice negativo estava dentro do esperado, pois durante o ano enfrentamos várias crises, e desde março vínhamos registrando quedas nas consultas, somente em novembro, tivemos um incremento de 2,22%. Por muito pouco não conseguimos alcançar os mesmos resultados obtidos em dezembro de 2004”, pontuou Carvalho.

Dentre os segmentos se destacaram no ranking dos cinco maiores consultantes em 2005 estão, em primeiro lugar, o segmento de móveis e eletroeletrônicos, que do total de consultas realizadas em 2005, é responsável por aproximadamente 20,31% delas.

Em segundo lugar está o segmento de confecções, com cerca de 16,08%. Em terceiro, o segmento de calçados, com uma fatia perto da casa dos 7,44%. Em quarto lugar destacou-se o setor supermercadista, com cerca de 6,19% das verificações de crédito. Em quinto ficou o setor de concessionárias com aproximadamente 0,92%. Outros 49,06% é composto por diversos segmentos do comércio, como locadoras de vídeo, farmácias, comércio de couro, materiais de construção e bijuterias.

CONSUMIDORES QUITAM DÍVIDAS – Confirmando os dados divulgados na primeira quinzena de dezembro, o mês natalino foi marcado pelo aumento do número de consumidores quitando suas dívidas.

Em relação às consultas de balcão realizadas pelos consumidores interessados em apurar se o nome consta na lista de inadimplentes do SPC, na comparação entre 2004 e 2005, houve um impulso de 27,83%, ou seja, 8.495 consumidores a mais passaram pela CDL, totalizando 39.015 consumidores preocupados em liquidar seus débitos, com destaque para a Campanha de Recuperação de Crédito “Tire seu nome do SPC”, promovida pela entidade durante o mês de setembro, quando se dirigiram até a entidade 5.044 pessoas para verificar sua situação”.

Em 2003, por exemplo, foram 20.348 verificações; em 2004, 30.520 consumidores estiveram na CDL com a intenção de saber se estavam aptos para comprar, o que representou uma alta de 49,99%. “As consultas no balcão da CDL estão crescendo a cada mês e diante deste fato acreditamos que os consumidores estão mais preocupados em limpar seu nome, em voltar a poder comprar no crediário e em até mesmo consultar antes mesmo de comprar”, destacou o presidente.

INADIMPLÊNCIA

No mês de dezembro de 2005 o SPC registrou 44.844 baixas do sistema, 46,31% a mais que em 2004, quando foram registradas 30.649 liquidações de débito Ao todo 352.223 consumidores limparam seus nomes do banco de dados ao longo de 2005, tornado-se aptos para comprar novamente. Uma alta de 66,42% diante de 2004, quando 211.643 pessoas quitaram suas dívidas.

As inclusões ao SPC também aumentaram. Em dezembro 34.682 pessoas tiveram seus nomes registrados no SPC, uma alta de 40,57% se comparado com 2004. À época 24.672 nomes foram inclusos no sistema. O ano de 2005 fechou com 581.112 registros no serviço, quase o dobro do registrado em 2004, quando 291.455 nomes foram negativados no mercado.

“Apesar dos índices de inadimplência terem crescido, em contrapartida as liberações também cresceram, o que mostra que mais consumidores estão conscientes em não deixar dívidas pendentes e correndo o risco de ter seu crédito bloqueado”, salientou o presidente.




Fonte: diario de Cuiabá

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