Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 10:29

    Imprimir


Centenas de soldados e equipes de resgate lutavam nesta terça-feira para chegar às aldeias devastadas por enchentes e deslizamentos de terra em Java Oriental, na Indonésia, e o número de mortos subiu para 63. Eddy Susilo, chefe do Ministério do Interior na cidade de Jember, perto da zona de desastre, disse que já foram encontrados os corpos de 61 moradores locais. Dois funcionários do resgate se afogaram em rios na terça-feira.

As chuvas pesadas do domingo provocaram inundações e deslizamentos em seis aldeias perto de montanhas em Jember, a cerca de 800 quilômetros a leste de Jacarta.

A maioria dos moradores vive de plantações de café e nas margens de rios, de onde foram retiradas muitas árvores, prejudicando a proteção natural da região.

Alguns moradores ainda estão isolados por causa de pontes caídas e estradas bloqueadas pelos deslizamentos, disse Muhammad Suryadi, da equipe estatal de gerenciamento de desastres.

"Milhares já procuraram refúgio e mais de 300 não podem sair", disse Suryadi.

Um sobrevivente afirmou que fugiu com seu bebê para uma floresta depois que a inundação matou a mulher e derrubou sua casa. Ele não havia comido desde domingo.

"Estou deprimido porque perdi minha mulher e a minha casa. O único que sobrou foi o meu bebê", disse Ratimin, 38, na aldeia de Kemiri, onde fica a base do resgate.

O bebê estava pálido e virtualmente sem vida.

Além das enchentes dos rios, as chuvas esporádicas reduziram o ritmo dos esforços de resgate, disseram autoridades.

Segundo a mídia, o número de vítimas pode subir se o resgate não chegar em breve às áreas afetadas.

Enchentes e deslizamentos de terra são comuns na Indonésia, que tem clima tropical. Muitos deslizamentos são causados pelo corte ilegal de madeira para dar lugar a fazendas, o que remove a proteção natural.

Um político local culpou as plantações de café corporativas.

"Quem corta as árvores está vendo agora o desastre pela televisão, enquanto os moradores locais estão sofrendo", disse Suyoto, membro do conselho legislativo de Java Oriental.

Deslizamentos de terra mataram também duas pessoas em uma aldeia em Java Central, disse a mídia local.




Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327884/visualizar/