Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 07:45
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Estava previsto para iniciar a partir do dia 10 de dezembro o plantio de algodão em Sorriso, mas, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o excesso de chuvas e a falta de recursos, ainda não permitiram o início da produção.

Conforme o engenheiro agrônomo José Reis “a prioridade nesta safra foi a soja”. Ele ressalta que o custo da produção do algodão é elevado, e os preços oferecidos pelos compradores estão muito baixos, desmotivando muitos cotonicultores.

Segundo dados da Associação dos Produtores de Algodão de Sorriso, o produtor gasta em média UU$ 15 por arroba em pluma, enquanto que no mercado está, em média, UU$ 13.

De acordo com a estimativa feita pela Empaer de Sorriso, a área plantada deve ter uma redução de aproximadamente 40% em relação a última safra, sendo que devem ser plantados 4,3 mil hectares de algodão safrinha, 1,8 mil hectare de sequeiro e 2,7 mil de irrigado.

O plantio do sequeiro devia ter começado em dezembro. Já a safrinha começa no mês de janeiro e vai até a primeira quinzena de fevereiro. Em 2004 o município teve uma área plantada aproximada em 17 mil hectares, desses 7 mil safrinha e 10 sequeiro e irrigado.




Fonte: só noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327908/visualizar/