Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 02 de Janeiro de 2006 às 14:56

    Imprimir


Os sites que permitem que blogs, listas de endereços de sites favoritos e fotos sejam compartilhados online explodiram em popularidade no ano passado, mas nas últimas semanas uma série de interrupções causou irritação e frustração entre os usuários. Esses sites são muitas vezes mencionadas coletivamente sob o rótulo "Web 2.0" e oferecem hospedagem online para as necessidades dos usuários. Dependem pesadamente da colaboração destes, que freqüentemente alteram e atualizam o conteúdo em seus sites pessoais.

A nova modalidade de site inclui serviços de blogs como o TypePad, o site de fotos Flickr, o del.icio.us, que permite que listas de endereços de sites sejam compartilhadas, e muitos outros. O crescimento desses serviços foi imenso em 2005. O Flickr e o del-icio.us foram adquiridos pelo gigante da Internet Yahoo, e há pelo menos 20 milhões de blogs em operação, de acordo com algumas estimativas, com dezenas de milhares de novos títulos criados a cada dia.

Mas a expansão no número de aplicativos oferecidos via Web não aconteceu sem alguns sérios tropeços, com interrupções de serviços em muitos dos sites mais importantes. A Six Apart, cujo serviço TypePad é usado por muitos dos blogs mais conhecidos, passou quase todo o dia 16 de dezembro inativo, devido a uma falha de hardware. O del.icio.us sofreu uma falha de energia de primeira ordem em 14 de dezembro. Serviços como o Bloglines, Feedster e WordPress também sofreram problemas.

Nada ressalta mais a importância desses serviços de "mídia social" do que os protestos dos usuários quando os sites travam. Embora os serviços voltem a operar em no máximo alguns dias, as interrupções causam muito incômodo aos usuários, temporariamente incapazes de usar seus blogs e trocar listas de favoritos.

Russel Buckley e Carlo Longino escreveram em seu blog, MobHappy (http://mobhappy.typepad.com) que esperar o conserto do site TypePad era como "aguardar a chegada de um trem quando você está sentado em uma plataforma fria e úmida. Nos primeiros cinco minutos é só um pouco irritante, mas depois o nível de incômodo cresce exponencialmente."

A Web 2.0 está apenas começando e alguns dos problemas recentes são sintoma desse período de crescimento. Mas as interrupções podem tornar mais difícil convencer os investidores e empresas de que os blogs estão prontos para o mercado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327972/visualizar/