Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 30 de Dezembro de 2005 às 15:39

    Imprimir


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o vazamento de informações do programa de espionagem doméstica autorizado pelo presidente George W. Bush. De acordo com oficiais, a investigação terá como foco a revelação do jornal The New York Times sobre a vigilância não autorizada conduzida pela Agência de Segurança Nacional (conhecida pela sigla em inglês NSA), desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O jornal revelou a existência do programa há duas semanas. O The New York Times acusou o presidente Bush de ir contra as leis do país por autorizar a instalação de grampos telefônicos e programas de rastreamento de e-mail para espionar cidadãos americanos suspeitos de ligação com a Al-Qaeda. O jornal informou que tinha conhecimento do programa há um ano e somente agora decidiu torná-lo público.

Oficiais insistem que Bush tem o poder de conduzir o programa de investigação sob os meios da Constituição de Guerra. Eles também argumentam que O Congresso deu a Bush o poder de levar em frente esse tipo de programa quando usado para o combate ao terrorismo em uma resolução adotada dias depois dos ataques de 11 de setembro.




Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328194/visualizar/