Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 30 de Dezembro de 2005 às 08:05

    Imprimir


A China está provavelmente usando vacinas de baixa qualidade em suas aves de criação, o que explicaria os recentes surtos da gripe aviária no país, disse um importante especialista da área na quinta-feira.

Um total de 32 condados da China registrou neste ano surtos da doença, provocada pelo vírus H5N1, apesar de apenas um deles continuar isolado, revelaram meios de comunicação oficiais do país.

Mas os especialistas temem que o vírus sofra mutações e que adquira a capacidade de contaminar facilmente os seres humanos, provocando assim uma pandemia mundial.

Robert Webster, do Hospital Infantil St. Jude, em Memphis (EUA), disse que o problema das vacinas de baixa qualidade não se resumia à China.

"Se for utilizada uma boa vacina, pode-se evitar a transmissão entre as aves e os seres humanos. Mas, se a China usa vacinas há tantos anos, por que acontecem tantos surtos da gripe aviária?", perguntou o estudioso em entrevista concedida à Reuters, em Hong Kong (China).

"Há vacinas ruins que impedem a doença de se manifestar nas aves, mas essas aves continuam disseminando o vírus, e continuam mantendo-o e alterando-o. Acho que é isso que está acontecendo na China."

"Tem de ser isso. Ou não há vacina em quantidade suficiente para ser usada ou a vacina usada está abaixo dos padrões. Provavelmente, trata-se de uma somatória desses dois fatores", acrescentou.

Webster elogiou o ambicioso plano do país asiático de inocular todas as suas galinhas, mas também defendeu que as vacinas para animais sejam padronizadas.




Fonte: reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328321/visualizar/