Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 11:04

    Imprimir


A partir de 2006 Mato Grosso ganhará a primeira Central de Comercialização da Agricultura Familiar. A licitação será aberta em breve para construir o complexo - entreposto comercial de produtos agrícolas e hortifrutigranjeiros – em uma área de 50 hectares, localizado na rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande.

A construção da Central de Comercialização vai proporcionar maior ganho aos pequenos produtores, que além de ter um local adequado e centralizado para escoar a produção, irá gerar agregação de valor às pequenas propriedades.

O consumidor da região metropolitana de Cuiabá também será um grande beneficiado, uma vez que os produtos serão comercializados com menor custo. Atualmente, 80% dos produtos hortifrutigranjeiros são provenientes dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais e do valor cobrado nos supermercados, 20% corresponde ao frete pago na mercadoria.

"Estamos trabalhando para que esse projeto seja operacionalizado ainda no primeiro semestre de 2006. O pequeno produtor vai ter um lugar para vender o que produz e isso é, sem dúvida, um mecanismo de apoio de valor inestimável", avaliou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

O projeto está orçado em mais de R$ 1 milhão. Serão instalados um pavilhão, duas salas da administração e diretoria, praça de alimentação e um estacionamento no terreno com cinco hectares, na rodovia Mário Andreazza. O pavilhão terá três grandes câmaras frias e 145 boxes de dois metros quadrados por quatro metros, que vão funcionar em sistema rotativo. Para definir o projeto mato-grossense, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) visitou centrais de abastecimento em Brasília, Goiás, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Com base na experiência mineira, o Governo do Estado utilizará o modelo de gestão e organização implantado lá.




Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328499/visualizar/