Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 11:00
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


Mais de 30 presos que estão no setor de Triagem - todos de alta periculosidade, de péssimo comportamento carcerário, que não podem estar nas celas com os outros presos, alguns marcados para morrer -, tentaram matar dois agentes prisionais no início da noite de ontem na Penitenciária de Pascoal Ramos, em Cuiabá. A tentativa de homicídio gerou tumulto e por muito pouca não causa uma grande tragédia. Um preso acabou sendo baleado no abdome.

Tudo começou quando os presos estavam sendo retirados da ala de recreio e colocados nas celas da Triagem. Armados com chuços - armas artesanais feitas lá mesmo na penitenciária -, os presidiários foram para cima dos agentes prisionais, que recuaram e acionaram o alarme de emergência. Logo chegaram vários policiais militares do Corpo da Guarda.

Frente a frente com os PMs, os presos iniciaram uma corrida, mas foram contidos, primeiro com splay de pimenta. Só que, eles não se intimidaram e continuaram indo para cima dos PMs. Acuados, os militares usaram uma outra tática anti-motim: as balas de borracha não letais.

Mesmo assim os presos continuaram indo para cima dos PMs na tentativa de matar os dois agentes prisionais. A partir daí foi preciso usar balas convencionas. Uma bala de pistola ponto-40 atingiu o abdome do presidiário Jonatan Rodrigues de Lima, que continua internado no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).

“A PM teve que atirar e atingir um deles para que todos parassem, caso contrário eles, não apenas nos matariam, como tomariam a penitenciária, causando uma grande tragédia, inclusive com muitas mortes. Tenho certeza que a finalidade deles era matar os dois carcereiros”, disse agora a pouco um funcionário do Sistema Prisional.

O funcionário explicou, que os mais de 30 presos que estão na Triagem não tem a onde ficar dentro de qualquer penitenciária de Mato Grosso. São os chamados presos “indesejáveis”.

Na última terça-feira (27), os PMs que fazem a segurança externa da Penitenciária de Pascoal Ramos tiveram que atirar varias vezes para o alto e acabaram “abortando” uma fuga em massa.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328500/visualizar/