Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 10:42

    Imprimir


A Coder (Companhia de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis) durante o ano de 2005 realizou inúmeras obras e reparos, fazendo a manutenção e recuperação de bocas de lobo, meio-fios, sarjetas e pontes.

Durante o período das chuvas, em razão do grande volume de precipitações que ocorrem, acontecem grandes processos erosivos em toda a região. A rede de esgoto pluvial é antiga e está sendo reformulada. Nas condições atuais, não suporta a vazão de água.

O lixo das ruas, que, ao entrar nas bocas de lobo, acaba por obstruir esse sistema, também cria situações problemáticas. Segundo Milton Araújo (Milton Mutum), diretor da Coder, “as melhorias estão sendo feitas, mas são necessárias muitas alterações para que o sistema suporte o volume de água durante o período das chuvas.”

Esse é um problema que aflige também as grandes cidades. São Paulo Capital está investindo pesado para solucionar os problemas advindos das chuvas torrenciais e tem expectativas para amenizá-los num período não inferior a 10 anos.

O grande aumento da população, o crescimento desestruturado da maioria das cidades, sem o planejamento que se faz necessário, tudo contribui para a falência do sistema de esgotos pluviais. Rondonópolis está trabalhando no sentido de melhorar essa situação, mas o período das chuvas é um fator muito relevante e que dificulta o trabalho das equipes da Coder.

Para Milton Mutum “todos os problemas advindos das chuvas excessivas devem ser rapidamente comunicados, para que a Coder possa tomar as providências enquanto os danos são mínimos, já que, muitas vezes, em razão da chuva, a equipe fica impossibilitada de trabalhar por vários dias”.

A Coder ampliou a quantidade de equipamentos das equipes de manutenção para prestar um melhor atendimento à comunidade. As equipes agora contam com mais uma patrola, uma pá carregadeira e quatro caminhões caçamba, a fim de agilizar recuperação das erosões nas ruas da cidade.

As reclamações e sugestões que se referem a Coder podem ser feitas pelo telefone 3439-3400.




Fonte: diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328504/visualizar/