Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 08:31

    Imprimir


O juiz que processou o ex-ditador Augusto Pinochet pelos crimes da "Operação Colombo" e determinou sua prisão domiciliar há cinco semanas, concedeu-lhe nesta quarta-feira liberdade provisória após o pagamento de uma fiança de 24 milhões de pesos (46.600 dólares), informou o tribunal.

A decisão do juiz Víctor Montiglio deve ser ratificada ou revogada pela Corte de Apelações de Santiago, que se reunirá na próxima sexta-feira.

Montiglio concedeu liberdade a Pinochet pelos quatro primeiros casos de "seqüestros qualificados" nos quais aparece como responsável, durante essa operação repressora que deixou 119 desaparecidos em meados de 1975.

O general Pinochet, de 90 anos, foi fichado na justiça nesta quarta-feira pela primeira vez, como parte da abertura de um prontuário por ordem do juiz Montiglio.

A defesa do ex-ditador (1973-1990) pediu nesta terça-feira a liberdade provisória de Pinochet, que também está sendo processado por suas contas secretas mantidas em bancos dos Estados Unidos e de outros países com depósitos estimados em 27 milhões de dólares.

O juiz Carlos Cerda, que investiga uma fraude tributária e outros delitos vinculados às contas bancárias de Pinochet, processou o ex-ditador no dia 23 de novembro, mas concedeu-lhe liberdade provisória no dia seguinte.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328556/visualizar/