Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 07:54

    Imprimir


Pesquisadores de uma universidade da Escócia estão buscando a resposta a uma questão que milhões de mulheres se fazem diariamente: “será que meu bumbum parece grande nesta roupa?”.

A Escola de Têxteis e Design da Universidade Heriot-Watt lançou o que é provavelmente o primeiro estudo mundial sobre como as roupas afetam o bumbum.

Quatro modelos do sexo feminino com nádegas de variados tamanhos vão usar diferentes tipos de roupas como parte da pesquisa.

O estudo vai examinar como os desenhos, as cores, as formas e os tipos de tecido afetam a percepção.

A universidade acredita que a pesquisa pode trazer importantes implicações para o comércio de roupas.

Traseiros fotografados

As voluntárias que participam do estudo terão seus traseiros fotografados com centenas de diferentes tipos de roupas.

Uma das modelos no estudo tem bumbum no estilo de Jennifez Lopez Os participantes terão então que olhar para as fotos para analisar o quão grande ou pequeno o bumbum das modelos parece em cada uma das fotos.

Lisa Macintyre, que está chefiando a pesquisa, diz que as quatro modelos foram escolhidas para prover uma amostra o mais representativa possível dos traseiros femininos.

Uma delas tem um bumbum “padrão”, enquanto outra tem nádegas mais “cheias”. A terceira modelo é magra com um pequeno bumbum, e a quarta tem curvas mais acentuadas, no estilo da cantora Jennifer Lopez.

Confiança e auto-estima

“Há muita discussão na mídia sobre os estilos de roupas que achatam o corpo, e geralmente se aceita que melhorar a percepção do corpo pode melhorar a confiança e a auto-estima”, disse Macintyre, de 33 anos. “Mas os fatores por trás disso nunca foram investigados de uma maneira propriamente científica.”

“Os estilistas e os consumidores não têm hoje acesso a informações estabelecidas que possam ajudá-los a fazer ou escolher as roupas que ajudam na percepção do tamanho e na forma do corpo”, diz a cientista.

“Este estudo proverá pela primeira vez informações detalhadas e úteis que podem ajudar os estilistas a fazer roupas que ajudem as mulheres a conseguir o máximo de seus bens naturais.”

Os resultados da primeira fase do estudo, que vai olhar como diferentes tipos de calças afetam a aparência do tamanho do bumbum, devem ser publicados em maio.

Macintyre, cuja tese de doutorado foi sobre curativos para cicatrizes de queimaduras, pretende solicitar um financiamento do governo para expandir seu estudo.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328568/visualizar/