Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 07:48

    Imprimir


Quarenta e nove pessoas podem ser indiciadas por envolvimento em um esquema para roubar fundos da Cruz Vermelha destinados para as vítimas do furacão Katrina, de acordo com autoridades americanas.

Vários dos possíveis indiciados trabalhavam em um centro de atendimento telefônico da Cruz Vermelha no Estado americano da Califórnia e são acusadas de ajudar familiares e amigos a entrarem com pedidos falsos de ajuda financeira após a catástrofe.

O FBI (polícia federal americana) realizou uma investigação depois que a Cruz Vermelha notou que um número de pagamentos incomum estava sendo feito na área.

Estima-se que US$ 500 mil foram roubados pelo esquema.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que o número de pessoas indiciadas no caso pode aumentar.

Nenhum dos indiciados trabalhava diretamente para a Cruz Vermelha americana, segundo seus representantes, mas foram contratados por outras empresas para os centros de atendimento telefônico.

Salvaguardas

O centro de Bakersfield da Cruz Vermelha foi o maior de três montados para processar rapidamente os pedidos de ajuda pós-furacão.

Os investigadores alegam que 22 funcionários no centro tiraram proveito do sistema dando instruções a seus familiares e amigos sobre quem chamar e o que dizer.

As pessoas com pedidos falsos acabaram recebendo um número de código utilizado para obter fundos junto à Western Union.

Nenhum dos indiciados vivia na costa americana do Golfo do México ou sofreu com o furacão, disse a correspondente da BBC em Washington, Daniela Relph.

A Cruz Vermelha admitiu que a pressão de levar dinheiro aos necessitados após o furacão Katrina fez com que salvaguardas não fossem adequadas, acrescentou Relph.

A organização agora trabalha com o FBI para garantir que esse tipo de fraude seja mais fácil de ser detectado no futuro.

Em nota oficial, a Cruz Vermelha disse que fez todo o possível para descobrir a fraude e levar os responsáveis à Justiça.

Casos de fraude representam apenas uma pequena porcentagem do total de contribuições feitas pela organização, disse a nota.

A Cruz Vermelha americana foi questionada no passado pela forma como lidou com grandes esquemas de ajuda de emergência, notadamente o Liberty Fund, criado depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328570/visualizar/