Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 28 de Dezembro de 2005 às 14:49
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


As polícias Civil e Militar vão dar continuidade, durante todo o mês de janeiro, às ações de combate à criminalidade dentro da "Operação Focalizada", na Grande Cuiabá. A operação que teve início em 26 de agosto, até agora, já foi realizada em toda a região dos bairros Coxipó, CPA e Cristo Rei. Nessas regiões, nos dias em que a operação foi realizada, o número de homicídios caiu a zero.

Em janeiro a operação vai continuar nos mesmos moldes das já realizadas, em bairros de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é começar o ano com a presença do poder público nas ruas, com ações que visem à diminuição dos índices da criminalidade.

A ação foi uma sugestão do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e abrange cumprimento de mandados de busca e apreensão, ações preventivas e repressivas além da fiscalização, por parte dos poderes públicos estadual, municipal e federal, através da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), em bares, restaurante e locais de grande concentração de público.

A Operação Focalizada também desenvolve um trabalho de prevenção e acompanhamento social nos bairros onde a operação é desenvolvida. Grupos ligados ao Projeto Rede Cidadã e ao Conen atuam dentro da ação fazendo visitas e acompanhamento das famílias dos adolescentes detidos.

A Operação, através da Rede Cidadã e da Coordenadoria de Polícia Comunitária também desenvolve ações de cidadania nos bairros. A idéia, de acordo com o major bombeiro Vagner Jorge Santino da Silva, secretario executivo do GGI, é manter um trabalho social e de policiamento ostensivo nos bairros focados pela operação.

ESTUDO - Para a realização da Operação focalizada foi feito um estudo prévio que diagnosticou os horários e dias da semana com o maior número de homicídios e quais as regiões mais problemáticas.

O resultado do estudo foi o ponto de partida para a Operação Focalizada. Uma média de 70 pessoas, divididas entre equipe operacional e de apoio, trabalham durante os finais de semana (sexta, sábado e domingo) nos horários onde foram verificados o maior número de ocorrências.

“A Operação é a primeira grande ação desenvolvida pelo GGI, visando a redução nos índices de homicídio na Capital. Quando todos os setores envolvidos no sistema de segurança pública trabalham de forma integrada vemos que o resultado é a redução nos índices de criminalidade. O objetivo é que ações conjuntas sejam um exercício diário em todo o estado”, destacou o secretário executivo do GGI.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328670/visualizar/