Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Dezembro de 2005 às 07:32
Por: Noelma de Oliveira

    Imprimir


A população de Mato Grosso está dividida com relação à situação do deputado Pedro Henry (PP), que responde a processo de cassação, acusado pelo deputado cassado Roberto Jefferson (PTB) de envolvimento no suposto esquema do mensalão. Pesquisa Ibope revela que 24% dos eleitores acreditam que Mato Grosso mais perderia com uma provável cassação. O mesmo percentual de entrevistados observou que o Estado mais ganharia caso Henry perdesse o mandato.

Um dado revelado pela pesquisa diz que a maioria da população desconhece a situação do parlamentar. 52% disseram desconhecer inclusive o deputado ou preferiram não opinar. Foram ouvidas 1.008 pessoas, entre os dias 9 e 14 deste mês, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Sul e Sudoeste de Mato Grosso. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

34% revelaram que nunca ouviram falar em Pedro Henry, 11% não souberam responder ou não opinaram. 32% afirmaram que conhecem o parlamentar apenas pelo nome, 19% conhecem mais ou menos, 2% conhecem bem e o mesmo percentual disse que conhece muito bem.

Dos 1.008 entrevistados, 509 foram homens e 499 mulheres. Está no universo masculino os 2% que declararam conhecer muito bem o parlamentar. Entre as mulheres consultadas, nenhuma afirmou conhecer muito bem Pedro Henry.

Coube aos homens os dados com maiores índices sobre o conhecimento da figura do parlamentar. A pesquisa ouviu o público feminino e masculino, com idade de 16 anos até mais de 50 anos. O grau de escolaridade dos ouvidos varia da 4ª série do ensino fundamental ao curso superior completo.

As mulheres, independente da faixa etária ou do grau de escolaridade, ficaram com os maiores percentuais de desconhecimento da existência do deputado.

Também quanto maior a renda familiar, mais entrevistados têm conhecimento do parlamentar progressista. Na região Norte do Estado, com 49%, está o maior índice das pessoas que nunca ouviram falar de Pedro Henry, seguido da região Nordeste, com 48%, e depois Sudeste, com 44%.

HISTÓRICO - Pedro Henry está no terceiro mandato de deputado federal por Mato Grosso. Assumiu pela primeira vez em 1996, na vaga do então federal Roberto França, que deixou o cargo para assumir a prefeitura de Cuiabá.

Em 2002, Henry ficou em terceiro lugar em votos para deputado federal, com mais de 100 mil sufrágios. Pedro Henry foi presidente da Sanemat na gestão do ex-governador Dante de Oliveira. Também foi vice-prefeito do município de Cáceres, sua principal base eleitoral.

Nas duas primeiras vezes que chegou à Câmara Federal, foi eleito pelo PSDB, depois trocou a legenda pelo PP. Já na eleição de 2002 ele optou por levar o seu partido a apoiar a candidatura de Blairo Maggi.

Hoje um dos principais aliados do governador, Henry tenta, apesar do processo de cassação que enfrenta, ser o candidato à única vaga ao Senado na chapa encabeçada por Maggi.

O “mensalão”, conforme a acusação, consiste no pagamento aos deputados da base governista para votar seguindo a orientação do governo federal.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328826/visualizar/