Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 21:30

    Imprimir


O primeiro aniversário do tsunami de 26 de dezembro de 2004 foi lembrado nesta segunda-feira em países da Ásia com muito choro e sofrimento. Centenas de europeus que tiveram parentes e amigos mortos na tragédia compareceram em massa às cerimônias em memória das vítimas.

O tsunami matou centenas de turistas europeus na Indonésia, Tailândia e Índia também foi recordado durante cerimônias nos países nórdicos. A Suécia (543 mortos e desaparecidos) e a Alemanha (537) estão entre os países europeus mais abalados por esse maremoto sem precedentes na Tailândia, que também matou 167 finlandeses e 95 franceses, entre outros, segundo o ministério tailandês do Interior.

Nesta segunda-feira, centenas de pessoas participaram de três cerimônias oficiais nas cidades suecas de Estocolmo, Göteborg e Malmö. Na capital suécia, cerca de 300 sobreviventes, parentes de vítimas ou simples cidadãos se reuniram no museu ao ar livre Skansen, na presença da família real.

Sobre um solo coberto de neve, 543 velas - uma para cada sueco morto ou desaparecido - foram acesas, formando uma longa avenida luminosa na escuridão da noite. Em Göteborg e Malmö, além das velas em memória dos desaparecidos, foi observado um minuto de silêncio .

Na Noruega, uma cerimônia oficial marcou o primeiro aniversário da tragédia em Oslo, na presença do rei Harald V e do ministro das Relações Exteriores Jonas Gahr Stoere. No total, 84 noruegueses morreram no tsunami que devastou os países do oceano Índico. Na Finlândia (178 mortos) e na Dinamarca (46 mortos), o aniversário do drama foi recordado nas igrejas, assim como na República Tcheca (8 mortos).

Muitos países europeus preferiram enviar delegações à Tailândia, aos locais da tragédia. Assim, sobreviventes e famílias de vítimas européias se juntaram aos milhares de tailandeses para prestar uma homenagem aos cerca de 5,4 mil mortos neste país, entre eles a metade era constituida de estrangeiros de 37 nacionalidades diferentes.

Mais de 400 suecos se deslocaram até a praia do balneário devastado de Khao Lak, no sul da Tailândia, assim como uma centena de noruegueses. Mais de 200 finlandeses assistiram a uma cerimônia em um hotel de Phuket, de onde haviam sido repatriados os cidadãos finlandeses após a catástrofe.

O ministro holandês do Interior, Johan Remkes, e 27 de seus compatriotas viajaram no domingo a Khao Lak para presenciar uma homenagem às 11 vítimas holandesas. Cerca de 150 britânicos também deviam viajar à Tailândia, mas também ao Sri Lanka, para participar das cerimônias de recordação junto ao secretário de Estado aos Assuntos Exteriores David Triesman. No total, 149 britânicos morreram na tragédia.

Cinqüenta suíços também viajaram à Tailândia para homenagear os 107 mortos de seu país. Até hoje, cinco suíços ainda estão desaparecidos.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329023/visualizar/