Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 20:50

    Imprimir


Dezenas de pacifistas colocaram hoje, próximo à Casa Branca, centenas de soldadinhos de brinquedo ao redor de árvores natalinas durante uma manifestação para pedir o retorno imediato das tropas americanas no Iraque.

Cada um dos soldadinhos tem um letreiro no qual se lê "tragam-me para casa". Os brinquedos foram postos ao redor das 56 árvores de Natal colocadas na esplanada conhecida como Elipse, atrás da mansão presidencial.

"As árvores são parte da mensagem de Paz na Terra", disse em comunicado o grupo Ação pela Paz, de Montgomery (Maryland). "Cada estado e território enviou seus filhos e filhas para combater em uma guerra despropositada e sem fim", acrescentou.

"Isto deve ter fim", afirmou o grupo em sua mensagem.

Os Estados Unidos, que invadiram o Iraque em março de 2003 com cerca de 150 mil soldados, contam atualmente com mais de 155 mil homens no país, e o Governo do presidente George W. Bush vem enfrentando uma oposição crescente à guerra.

Desde março de 2003, já morreram no Iraque pelo menos 2.140 soldados americanos, que se somam a outros 16 mil feridos.

O protesto com os soldadinhos de brinquedo foi iniciado há dois meses, pela veterana pacifista Sallie Gratch, de Chicago (Illinois), que começou a distribuí-los dessa maneira em favor do retorno imediato das tropas americanas no Iraque.

Bush rejeitou a idéia de uma retirada imediata dos soldados americanos no Iraque, embora seu Governo venha considerando a redução da presença militar no país, que cairia para 138 mil em fevereiro e para pouco mais de 130 mil por volta de maio de 2006.

O grupo de Montgomery propõe o retorno imediato dos soldados americanos, e exige que os EUA não estabeleçam bases militares permanentes no Iraque.

O grupo se opõe ainda à aplicação de torturas aos suspeitos de terrorismo




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329026/visualizar/