Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 09:00

    Imprimir


O desperdício e má repartição dominaram a administração dos mais de seis bilhões de dólares doados pela comunidade internacional aos países do sudeste asiático afetados pela tsunami do dia 26 de dezembro de 2004, denunciam comunidades atingidas pelo trágico fenômeno.

"O que mais desejo é dinheiro para poder começar uma atividade. Não se pode depender a vida toda da ajuda humanitária", declara Kalsum, uma jovem de 30 anos que, como milhares de habitantes da província indonésia de Aceh, devastada pela tsunami, continua vivendo em uma barraca um ano depois.

Mais de seis bilhões de dólares em ajuda foram doados aos 11 países asiáticos afetados pela tsunami, de acordo com a ONU. Os desabrigados pela tragédia têm palavras de agradecimento para a comunidade internacional mas, contudo, denunciam a falta de informação que dominou a distribuição de ajuda, especialmente na Indonésia e Tailândia.

"Fui ao local onde davam doações, mas me disseram que já não tinham nada para dar", recorda Sulaiman, 38 anos, a quem o mar fez desaparecer há um ano a mulher, a filha e o restaurante que lhe garantia o sustento.

Charlie Higgins, coordenador do Programa Mundial de Alimentos (PAM) em Banda Aceh, admitiu a morosidade na organização das ajudas, mas assegurou que, uma vez colocadas em prática as operações de socorro, estas permitiram resolver a maior parte dos problemas nas zonas afetadas.

No Sri Lanla, no entanto, a situação é muito pior, segundo um informe recentemente publicado que denuncia a corrupção e a má gestão da ajuda internacional para as vítimas da tsunami. "Assistimos a uma malversação dos fundos públicos. Trata-se de somas muito importantes", denunciou o auditor-geral do governo, Sarath Mayadunne. De acordo com o relatório, 15 mil famílias do noroeste do país, que não foram afetadas pela catástrofe, se beneficiaram de uma série de indenizações durante vários meses.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329163/visualizar/