Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 06:57

    Imprimir


O Fundo Monetário Internacional aprovou um empréstimo de US$ 685 milhões ao Iraque em um movimento visto como endosso de suas reformas econômicas. O empréstimo, que cobrirá um período de 15 meses, representa o selo de aprovação do FMI ao governo iraquiano, que, para o organismo, está tomando as medidas corretas no campo fiscal para arrumar sua economia, afetada pela guerra.

O Fundo também vai estimular outros países a liberar créditos para a reconstrução do Iraque.

“As autoridades iraquianas foram bem-sucedidas em promover a estabilidade macroeconômica em 2005, a despeito de um ambiente de segurança extremamente difícil”, disse o vice-diretor gerente do FMI, Takatoshi Kato.

Em 2004, o FMI concedeu ao Iraque um empréstimo de emergência de US$ 436 milhões depois da invasão americana que culminou com a queda do regime de Saddam Hussein.

Esses recursos foram uma ajuda ao país para negociar uma avalanche de pedidos de credores para que fossem quitadas dívidas contraídas durante o governo de Saddam.

O empréstimo aprovado nesta sexta-feira é considerado um passo crucial para ajudar o Iraque a tomar dinheiro emprestado de investidores estrangeiros e abre caminho para países credores começarem a implementar um programa de redução da dívida externa iraquiana.

Um apoio mais amplo para a reconstrução econômica do Iraque é considerado como um aspecto fundamental da estratégia do presidente George W. Bush para o país.

Ele ao mesmo tempo reduz a dependência do Iraque em relação à ajuda americana e prepara o caminho para a retirada das tropas do país.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329219/visualizar/