Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 25 de Dezembro de 2005 às 10:39

    Imprimir


Luxemburgo de volta ao Santos e com "carta branca" para contratar. Corinthians com seu elenco estelar liderado pelo melhor jogador em atividade no País, Tevez. São Paulo tricampeão mundial, cheio de moral e mantendo a base. Palmeiras "abrindo o cofre" e com o pulso firme de Leão para vigiar a rebeldia de Edmundo.

As cartas estão na mesa daquele que promete ser o Campeonato Paulista mais eletrizante dos últimos tempos. Se a força do interior está cada vez mais apagada, os grandes times do Estado apresentam muitos atrativos aos seus torcedores.

Armados com elencos fortes e comandados por técnicos de trajetórias vitoriosas, a expectativa é de muito equilíbrio, o que torna os resultados dos confrontos diretos, os clássicos, ainda mais decisivos.

Donos do mundo

O São Paulo chega com a credencial de ser o atual campeão mundial Interclubes. Dono de um elenco vencedor montado a custo baixo, a equipe, liderada pelo goleiro Rogério Ceni, defenderá o título conquistado em 2005, quando terminou a competição oito pontos à frente do vice Corinthians.

Entre os destaques do elenco tricolor estão o zagueiro Lugano, que divide a idolatria dos torcedores com Rogério, o experiente lateral Júnior, os volantes Mineiro e Josué, uma das melhores duplas do país, o meia Danilo e o atacante Grafite, recuperado da lesão no joelho.

Destaques nas campanhas do tricampeonato da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, o atacante Amoroso e o técnico Paulo Autuori ainda negociam a sua permanência na equipe.

Enquanto isso, jovens valores como o volante Denílson, o meia Hernanes e o atacante Thiago Ribeiro têm a oportunidade de mostrar o seu valor e se firmar no elenco tricolor.

A nota triste para os torcedores fica por conta do desfalque de Cicinho, anunciado oficialmente como o novo reforço do Real Madrid em 2006. Ânderson Lima, que passou pelo São Paulo em 2001 e estava no Japão, é o nome mais cotado para assumir a vaga aberta na lateral direita.

Galáticos

Campeão Brasileiro de 2005, o Corinthians entra no Estadual com a responsabilidade de provar que o time entrou, enfim, em nova era de conquistas. A parceria com o fundo de investimentos MSI é certeza de poderio financeiro para fazer as maiores contratações do futebol paulista.

Maior vencedor da história da competição, com 25 títulos, o clube tem um elenco fortíssimo, que conta com o lateral-esquerdo Gustavo Nery, perto de conseguir uma vaga na Seleção para a Copa do Mundo, os volantes Marcelo Mattos e Mascherano, os meias Roger e Carlos Alberto e os atacantes Nilmar e Tevez - eleito o melhor jogador do último Brasileiro.

O time do Parque São Jorge terá, na competição, mais uma chance de derrotar o São Paulo, a quem não vence desde 22 de março de 2003, quando fez 3 a 2, justamente na decisão do Estadual daquele ano.

O principal desfalque corintiano para a disputa será o goleiro Fabio Costa, que se transferiu para o Santos. Está aberta agora a busca a um goleiro que dê a segurança necessária a todo time que quer ser campeão.

Os laterais Eduardo e Coelho, o zagueiro Betão, o meias Rosinei e o atacante Jô são as "pratas-da-casa" que podem se tornar importantes figuras no Estadual.

Reconstrução

O Santos joga para apagar um fim de temporada pífio em 2005. A equipe, que chegou a liderar o Brasileiro, perdeu o rumo e terminou o campeonato na 10° posição.

Para colocar ordem na casa e reconquistar um título que não vê desde 1984, o clube repatriou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Dispensado do Real Madrid, o treinador volta ao clube pelo qual conquistou o Brasileiro de 2004 para remontar um elenco competitivo, que ainda conta com nomes de peso, como o meia-atacante Giovanni, o lateral-esquerdo Kléber e o atacante Geílson.

A diretoria ainda trabalha para manter o meia Ricardinho, maestro da equipe no último título do clube.

Afirmação

Para o Palmeiras, o Paulista pode ser um reencontro com títulos expressivos, como aconteceu em 1993. Naquele ano, a conquista do Estadual sobre o maior rival, o Corinthians, tirou o time de um jejum de 17 anos sem títulos.

O time do Parque Antarctica, que desde a chegada do técnico Emerson Leão reencontrou o bom futebol, não conquista um título expressivo desde a Libertadores de 99.

Até agora, o clube alviverde foi quem mais contratou para o campeonato. Além do atacante Enílton (ex-Juventude) - que tinha um pré-contrato com uma equipe japonesa e terá seu destino decidido pela Fifa - e do lateral-direito Amaral (ex-Fortaleza), destaques de suas equipe no Brasileiro, o time levou de volta ao Parque Antártica o atacante Edmundo, ídolo da torcida.

Somado a Gamarra, Marcinho, Marcinho Guerreiro e Juninho Paulista, a equipe tentará, além do título, quebrar um jejum de mais de um ano sem vencer o Corinthians.

Coadjuvantes

Se os quatro "grandes" do Estado serão os protagonistas, outras 16 equipes estarão na briga por um "lugar ao sol". O Paulista, campeão da Copa do Brasil em 2005, o São Caetano, campeão paulista de 2004, a Portuguesa e os campineiros Guarani e Ponte Preta são forças que não podem ser descartadas.

Santo André, Ituano, Portuguesa Santista, Noroeste, Juventus, Rio Branco, São Bento, Mogi Mirim, Bragantino, América e Marília, completam o elenco do Campeonato Paulista de 2006.

A fórmula de disputa é a mesma da edição do ano passado, isto é, turno único em pontos corridos. O time que somar mais pontos será o campeão.

Noroeste e Corinthians abrem o campeonato, em Bauru, às 15h30 do dia 11 de janeiro. A última rodada está marcada para o dia 9 de abril.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329247/visualizar/