Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 25 de Dezembro de 2005 às 01:20

    Imprimir


Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI rezou pela primeira vez em seu Pontificado a tradicional Missa do Galo, na qual pediu paz no mundo, especialmente na Terra Santa, e implorou a Deus que nasça a paz de onde há discórdia. "Cumpra sua promessa, ó Senhor. Faça com que de onde exista discórdia, nasça a paz. Que surja o amor onde reina o ódio. Que se faça luz onde dominam as trevas. Faça com que sejamos portadores da sua paz", pediu na homilia da tradicional Missa de Véspera de Natal.

Com a Basílica de São Pedro lotada de fiéis, numa noite fria, tendo ao lado uma imagem do Menino Jesus, Bento XVI disse que Deus "é tão grande que pode fazer-se pequeno, tão poderoso que pode fazer-se desarmado e vir a nosso encontro como uma criança indefesa, para que possamos amá-lo".

A missa, que foi transmitida por 122 televisões de 74 países dos cinco continentes, começou com o anúncio do nascimento do Senhor com a leitura do antigo texto das "Calendas".

A celebração prosseguiu com uma homenagem perante uma imagem do Menino Jesus, realizada por 12 crianças de todo o mundo, entre eles os mexicano Emilia Lazazzara e Lorenzo Bellina. As outras crianças eram dois italianos, dois filipinos, dois congoleses, dois alemães, um indiano e um coreano.

Durante a missa, concelebrada por cerca de 30 cardeais, foi pedida a convivência pacífica entre os povos na justiça, e o respeito às diferentes culturas e às crianças e adolescentes.

Concluída a cerimônia, as milhares de pessoas que foram à basílica contemplaram, no centro da praça, o Portal de Belém erguido diante do obelisco, que ocupa cerca de 400 metros quadrados. A obra conta com 17 figuras, todas de tamanho natural, das quais mais da metade provém do Portal de Belém feito em 1842 na igreja romana de Santo André della Valle, por San Vicente Palotti.

Ao lado do Portal foi colocada a tradicional árvore de Natal, de 30 metros de altura, que este ano foi dada de presente ao papa pela região de Alta Áustria. Antes da Missa do Galo, Bento XVI acendeu o Círio da Paz na janela de seu apartamento, de frente para a praça. O papa não pronunciou frase alguma e apenas rezou por alguns segundos pela paz no mundo.

Conhecimento e verdade - O papa afirmou que o nascimento de Jesus fez com que uma "luz brilhasse", e que essa luz significa "conhecimento e verdade, em contraste com a escuridão da mentira e da ignorância".

"Essa luz faz viver os homens, lhes indica o caminho, e é amor. A Luz de Belém nunca se apagou, e iluminou os homens e mulheres ao longo dos séculos."

"A partir de Belém, uma esteira de luz, de amor e de verdade impregna os séculos. Se nos fixarmos nos santos, desde Paulo e Agostinho a Francisco, Domingo, Francisco Xavier, Teresa de Ávila e Madre Teresa de Calcutá veremos que esse caminho de luz sempre ganha nova força no mistério de Belém", acrescentou o papa, que incluiu a beata Teresa de Calcutá entre os santos, o que demonstra sua consideração para com a freira que deu sua vida pelos mais pobres entre os pobres, como uma santa.

Chama luminosa - Bento XVI pediu aos católicos que não permitam que essa chama luminosa se apague "devido às correntes frias de nosso tempo".

Na noite em que os cristãos de todo o mundo olham para Belém, o papa pediu especialmente pelos homens e mulheres que "vivem e sofrem" na terra onde nasceu Jesus.

"Queremos rezar pela paz na Terra Santa. Olha, ó Senhor, este cantinho da terra, a que tanto ama por ser sua pátria. Faça com que ela resplandeça. Faça com que a paz chegue a ela."

O bispo de Roma lembrou que os primeiros que viram Cristo foram os pastores, pessoas que naquela época eram mal vistas na sociedade, e que isso demonstra o amor que ele tem por todas as criaturas de Deus.

Bento XVI afirmou que algumas pessoas fecharam sua alma a Jesus, e por isso ele não encontra "uma fresta por onde possa entrar". O papa pediu aos fiéis que sejam portadores de paz e a transmitam.

Bento XVI voltará neste domingo à basílica para ler do balcão central do templo sua primeira Mensagem de Natal e dividir a bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e a todo o mundo), que será transmitida por 111 televisões de 68 países.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329259/visualizar/