Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Dezembro de 2005 às 13:15

    Imprimir


O secretário do grupo libanês Hisbolá, xeque Hassan Nasralah, insistiu que os ministros xiitas abandonarão o Governo em caso de as lideranças não encontrarem solução à crise surgida após o último atentado no Líbano. O líder xiita se mostrou, no entanto, otimista, e revelou que a decisão definitiva será anunciada em 48 horas.

"Se não houver uma saída da crise, deixaremos (o Governo) e faremos parte da oposição. Ou um Governo de unidade nacional é formado ou então serão convocadas eleições antecipadas", avaliou, em declarações publicadas hoje pela imprensa local.

"A atmosfera é positiva, mas ainda não pode dizer que tenhamos tomado uma decisão" sobre os ministros, que abandonaram o Conselho de Ministros há mais de uma semana porque o Executivo pediu a formação de um tribunal internacional para julgar os atentados perpetrados a partir de um ano e meio atrás.

Na opinião de Nasralah, a demanda de criação de um tribunal internacional é "extremamente vaga". Queremos detalhes e um projeto escrito para que possamos discutir", completou.

O líder xiita ressaltou que o principal ponto de divergência entre os libaneses é a resolução 1559 do Conselho de Segurança da ONU, que exige o desarmamento de todas as milícias libanesas, incluindo o braço armado de seu grupo.

Também defendeu a continuidade da investigação sobre a morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, vítima em março de um atentado com carro-bomba. "Os assassinos serão julgados", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329300/visualizar/