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Internacional
Sábado - 24 de Dezembro de 2005 às 13:00

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Mais de trinta milhões de americanos comprarão este ano para seus cachorros presentes de Natal que vão desde um simples osso de plástico a uma luxuosa maleta de um famoso desenhista.

Segundo a empresa Packaged Facts, em 2004 os americanos desembolsaram US$ 8,5 bilhões em presentes para seus cachorros, uma quantia que este ano deve aumentar.

Com essa perspectiva, lojas grandes e pequenas oferecem uma variada seleção de produtos para atender às necessidades de todos os orçamentos.

Entre os acessórios mais modestos estão os pratos de comida para cachorros e gatos do desenhista Kate Spade, que custam entre US$ 25 e US$ 30 e podem ser adquiridos nas grandes redes.

Os artigos de moda nesses estabelecimentos são os colares com incrustações de cristal - sobretudo os que levam o nome do animal de estimação -, e cujos preços variam entre dez e 220 dólares.

Mas quem quiser algo bastante mais caro e/ou extravagante, também pode encontrar.

Uma bolsa de pele para transportar o animal chega a US$ 720 e alguns acessórios caninos da célebre empresa Burberry podem chegar a US$ 395.

Modern Tail, que se reivindica "a boutique de luxo para animais de estimação", oferece "o mais": bolsas de couro para transportar o cachorro que custam US$ 600, um abrigo tipo Chanel que chega a US$ 119, e um vestido de noiva com véu por US$ 150.

O catálogo dessa loja é tão abundante que pode chegar a enjoar, e inclui desde biquínis e roupões de banho até fantasias de personagens como Batman, Superman e Papai Noel.

Para os viciados em tecnologia, há estabelecimentos que oferecem o Global Pet Finder, um aparelho eletrônico que "encontra cachorros" e custa US$ 350, e o PetsCell, um telefone celular em forma de osso que se pendura na coleira do cão, por US$ 349.

Os mais originais podem optar por presentear seu fiel amigo peludo com um dia de relaxamento em um "spa canino" - que por US$ 50 inclui banhos de aroma e um tratamento esfoliante -, ou um retrato da fotógrafa nova-iorquina Amanda Jones, por US$ 850.

Segundo especialistas do setor, como Bob Vetere, diretor de operações da empresa American Pet Products Manufacturers Association, o segredo do sucesso de vendas deste tipo de produtos é o sonho irrenunciável dos donos de "humanizar" seus cachorros.

"Comprar para nossos animais de estimação um presente de tipo humano nos faz sentir bem, e eles ficam felizes", afirma.

Outros especialistas, como Dean Johnson, operador da PetLand, insistem no efeito que teve no mercado o exemplo de "celebridades como Paris Hilton".

Essa rica herdeira do império hoteleiro Hilton foi utilizada como gancho promocional de algumas empresas, que recorreram tanto a sua imagem como à de seu agora famoso cachorro chihuahua, de nome Tinkerbell do qual ela cuida como se fosse seu bebê.

Quando alguém compra para seu cachorro um presente de marca, a mensagem subliminar que transmite não é outra senão: "assim sou eu; este é meu estilo".





Fonte: EFE

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