Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Dezembro de 2005 às 10:15

    Imprimir


O subdiretor do Departamento para a Ásia do Ministério norte-coreano de Exteriores, Song Il Ho, pediu hoje a seus homólogos japoneses que façam progressos nas relações bilaterais, antes de uma reunião cujo objetivo é avançar no problema dos japoneses seqüestrados nos anos 70 pela Coréia do Norte.

"Queremos normalizar as relações diplomáticas entre a Coréia e o Japão, e esperamos que os japoneses trabalhem firme neste sentido", declarou Song à imprensa estrangeira em nota publicada pelo jornal oficial China Daily.

"Espero que sejamos capazes de obter acordos em assuntos relacionados a interesses dos dois países", completou Song, cujo país procura investimentos japoneses, da primeira economia asiática.

Japão e Coréia do Norte mantêm conflitos relativos ao programa nuclear norte-coreano e aos mísseis balísticos com alcance para bombardear o Japão. O seqüestro de cidadãos japoneses para treinarem espiões norte-coreanos também é um tema polêmico na relação.

O encontro em Pequim entre o subdiretor do Departamento para a Ásia e a Oceania, do Ministério de Assuntos Exteriores japonês, Akitaka Saiki, e Song, previsto para este final de semana, ainda não foi confirmado de forma oficial pelo Governo chinês.

A reunião entre as duas delegações em Pequim coincide com a chegada hoje do vice-primeiro-ministro norte-coreano, Ro Tu Chol, à China, para superar a estagnação do diálogo sobre o desarmamento nuclear da Coréia do Norte. Participam da rodada de debates as duas Coréias, os EUA, a Rússia, o Japão e a própria China.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329314/visualizar/