Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 14:50

    Imprimir


Londres - Um terço dos adolescentes dos Estados Unidos e 14% dos adultos abaixo dos 50 anos de idade estão fundamentalmente fora de forma, de acordo com estudo da Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago.

Mais de 5 mil americanos foram avaliados pela pesquisa, publicada no Journal of the American Medical Association.

Aqueles fora de forma também têm uma probabilidade maior de terem fatores de risco para doenças do coração, como pressão e colesterol elevados.

No estudo americano, os pesquisadores analisaram dados de 3.110 adolescentes de 12 a 19 anos e 2.205 adultos de 20 a 49 anos que participaram da Pesquisa de Nutrição e Saúde Nacional dos EUA, realizada entre 1999 e 2002.

Nenhuma das pessoas tinha sido diagnosticada anteriormente com doença cardiovascular.

Epidemia de obesidade O estudo da Feinberg School mostrou que 19,2% dos pesquisados estavam na categoria de “pouco em forma”. Se o percentual é extrapolado para os EUA como um todo, isso equivaleria a aproximadamente 16 milhões de pessoas.

Um terço dos adolescentes estudados estavam pouco em forma, o que seria equivalente a 7,5 milhões de pessoas, acrescentaram os pesquisadores.

A mesma proporção de adolescentes do sexo masculino e feminino estavam fora de forma. Contudo, entre os adultos, as mulheres era significativamente mais prováveis a estar fora de forma que os homens.

As taxas de colesterol e pressão sanguínea eram mais elevadas nas pessoas fora de forma.

De acordo com os pesquisadores, liderados por Mercedes Carnethon, a correlação entre estar fora de forma e riscos associados a doenças do coração indica uma tendência potencial de “crescente morbidade e mortalidade causadas por doenças crônicas”, o primeiro sinal do que é a “crescente epidemia de obesidade”.

Uma campanha como a promovida para a redução do número de fumantes deveria ser considerada em uma tentativa para melhorar os pobres níveis do estado físico da população, segundo os pesquisadores.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329464/visualizar/