Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Dezembro de 2005 às 08:40

    Imprimir


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereador Valtenir Pereira (PSB) iniciou, nesta segunda-feira (19), uma série de visitas ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. O objetivo é conhecer os problemas da instituição, propor e cobrar ações efetivas da Prefeitura no local. Conforme levantamento do parlamentar, há uma série de irregularidades na instituição. A principal delas é a falta de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Atualmente, são 10 leitos, quando a demanda exige, no mínimo, 20. Com o déficit, pacientes que deveriam receber atendimento na UTI são instalados provisoriamente no Centro de Reanimação. Para os funcionários da instituição, a situação é caótica pois o Centro, embora possua o aparato médico necessário, não foi projetado para ser UTI. “O local é insalubre, não conta com protetor de leito, banheiro, entre outras deficiências”, revela um funcionário que preferiu não se identificar.

O PSMC também carece de mais macas – atualmente são apenas cinco quando a demanda exige 10 –, caixa de material cirúrgico e ambú (máscara com reservatório de O). Segundo informações de funcionários, há apenas duas caixas de material cirúrgico para atender toda a demanda do PSMC. O ideal seriam 15 caixas.

A ausência de ambú é mais crítica. São apenas 18 quando a necessidade chega a 50 aparelhos. De acordo com funcionários, um mesmo ambú é usado diariamente por mais de um paciente, devido à falta de aparelhos. Isto prejudica a melhoria das condições de saúde dos pacientes e aumenta o risco de infecção hospitalar.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara garante que vai vistoriar o PSMC semanalmente, às segundas-feiras pela manhã.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329666/visualizar/