Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Dezembro de 2005 às 08:20

    Imprimir


O município de Paranatinga decretou, na última sexta-feira, estado de calamidade pública, devido à enchente causada pela forte chuva que caiu durante quase 24 horas seguidas. Mais de 500 famílias ficaram desabrigadas. A Prefeitura Municipal de Paranatinga está abrigando a população em 11 locais e distribuindo comida, cobertores e roupas para a população.

Grande parte da ajuda está vindo da sociedade em geral, que sensibilizada leva até os abrigos, roupas, comida, remédios e cobertores. A solidariedade também foi demonstrada nos momentos de socorro, vários cidadãos usaram seus barcos particulares para retirarem outras pessoas que ficaram ilhadas nas próprias casas. O socorro às vítimas da enchente começou na tarde de sexta por volta das duas horas da tarde, no início apenas equipes formadas por funcionários da prefeitura e a própria sociedade estavam fazendo a retirada das pessoas, no início da noite uma equipe do Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste, chegou a Paranatinga para ajudar no resgate.

Chegaram durante a madrugada de sábado mais duas equipes do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis e Campo Verde, totalizando 31 homens.

Logo pela manhã de sábado (17/12) a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso chegou ao município com o helicóptero Águia Uno, para intensificar os trabalhos de resgate.

A força da água foi tanta que invadiu grande parte do comércio local, muitas mercadorias foram perdidas assim como as posses de moradores que viram a água levarem tudo o que tinham. Muitas casas da região ribeirinha desmoronaram, mas até o fim da tarde de sábado nenhum desaparecimento ou óbito foi registrado pela Polícia Militar.

Na manhã de sábado, aniversário de emancipação política de Paranatinga, a população saiu às ruas para verificar o estrago e muitos para ver o que restou de suas casas. As sete da manhã de sábado Terezino Ferreira dos Santos olhava os escombros do que um dia foi sua casa e ainda tentava encontrar documentos pessoais. “ A água subiu muito rápido não deu tempo de salvar nada”, comenta o morador.

De acordo com a Defesa Civil o nível da água está sob controle, o que preocupa é risco que a população corre ao voltar para suas casas ainda alagadas a fim de retirarem objetos pessoais, pois a correnteza ainda é forte e a possibilidade de contaminação é grande.

O prefeito Carlinhos Nascimento (PMDB), interditou a captação de água do Rio Corgão, que abastece a cidade. “O risco de contaminação é muito grande. Nosso sistema de captação estará bloqueado até o nível do rio baixar”, afirmou o prefeito. Para abastecer a cidade caminhões pipa estão sendo enviados para vários bairros e para os locais de abrigo público.O governo do Estado também enviou reforços de homens da Polícia Militar, agasalhos e cestas básicas para a população.

O clima de solidariedade continua, o que faz aumentar o número de doações a cada hora.

Aniversário

Paranatinga completou no última sexta 26 anos de emancipação política, o dia que foi de tragédias seria de uma grande festa, que contaria com a presença do governador Blairo Maggi, a inauguração da pavimentação da MT-130, sonho antigo da população, e até o Papai Noel, que iria chegar no helicóptero da Polícia Militar para distribuir presentes às crianças.

“Minha intenção era proporcionar uma festa nunca vista por esta cidade, afinal além do aniversário estaríamos comemorando a realização de um sonho, que é a pavimentação da MT-130”, desabafou o prefeito.

A programação de aniversário da cidade foi cancelada quando o prefeito decretou estado de emergência.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329670/visualizar/