Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 12:54

    Imprimir


As forças armadas americanas no Iraque anunciaram nesta segunda-feira ter libertado oito ex-integrantes do regime de Saddam Hussein.

"Vários deles foram detidos originalmente por serem suspeitos de possível envolvimento em crimes de guerra e como testemunhas em outros casos", disse o porta-voz americano, Barry Johnson.

Não foram divulgados os nomes dos detidos. Alguns deles já teriam inclusive deixado o território iraquiano, afirmou o representante militar.

"Eles foram libertados como parte de um processo em andamento há vários meses de consultas com o governo iraquiano", acrescentou Johnson.

Circulavam no Iraque informações sobre um possível acordo para libertar antigas figuras do regime para acalmar os árabes sunitas do país, de acordo com correspondentes.

A emissora de televisão árabe por satélite, Al-Arabiya, disse que entre os iraquianos libertados estão um ex-diretor de energia atômica e ministro de Educação Superior, Humam Abd Al-Khaliq, e um ex-ministro dos Transportes, Ahmad Murtada.

Segundo a agência de notícias Associated Press, uma fonte da área legal disse que também está entre os libertados Huda Salih Mahdi Ammash, que trabalhou no programa de armas biológicas do regime de Saddam Hussein e recebeu o apelido de ''doutora antraz''.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329822/visualizar/