Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 11:45
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Vinte e uma moradoras da comunidade de Varginha, em Santo Antonio do Leverger, participam do curso de bordado à máquina, oferecido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com a prefeitura do Município, Senac e associações locais. As aulas iniciaram no dia 5 de dezembro e encerram hoje (19).

Todo treinamento acontece na Associação de Moradores da comunidade, onde 10 máquinas de costura foram disponibilizadas durante o curso.

Para a professora de artes, Ivone Aparecida de Amorim, a qualificação auxiliará no seu trabalho diário com os alunos da escola. “Dou aula há anos na escola aqui da comunidade mesmo. Tudo que sei, procuro repassar para as crianças. Já ensinei as meninas a bordar em ponto cruz, produzir peças em crochê, entre outras. Desta vez, não será diferente”, contou.

Já Adelaide da Silva Magalhães, 55, participa do treinamento porque sempre admirou trabalhos em bordado. “Acho lindo roupas bordadas e sempre tive curiosidade e vontade de aprender. Inclusive, já bordei algumas peças aqui no curso. Pretendo aprender ao máximo para revender mais tarde”, disse.

A dona-de-casa, Jesuína de França Moreira, pretende através da qualificação, ajudar no sustento da família. “Até hoje não tinha outra atividade e só cuidava da casa e dos filhos. Quero ajudar meu marido na renda da família”, falou.

Mesmo com o final das aulas, as máquinas permanecerão da Associação, para que as moradoras possam treinar os bordados durante seis meses. “No final desses seis meses será feita uma avaliação do trabalho delas. Havendo também o interesse em adquirir uma máquina de costura, a Setec viabilizará, inclusive, o acesso ao programa Microcrédito, que financia o produto em parcelas de até 12 vezes sem juros”, destacou a secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça.

O projeto já qualificou 25 mulheres da comunidade de Morrinhos, também em Santo Antonio do Leverger. Amanhã (20), será realizado o encontro dessas duas comunidades, marcando o encerramento do projeto.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329828/visualizar/