Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 09:36
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Para receber as atribuições do Ibama e atender às expectativas geradas pelas mudanças e implantação da nova Gestão Ambiental em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) idealizou um moderno sistema de controle sobre planos de manejo e transporte de madeira em Mato Grosso.

Um termo de cooperação técnica assinado entre a Sema, Sefaz, Indea e Cepromat, permitirá que o controle sobre o transporte de madeira seja totalmente automatizado. Através do monitoramento via satélite, interligado à rede mundial de computadores, o órgão ambiental do Estado irá acompanhar todo o processo de comercialização da madeira, da extração na floresta ao seu beneficiamento, transporte e venda interna, para outros estados e paises.

Um programa de computador desenvolvido pela Sema, em conjunto com a Secretaria de Fazenda, irá possibilitar o controle total dos planos de manejo por meio de georeferenciamento. Em tempo real, o computador acusará a extração da madeira no momento em que ela for derrubada na floresta.

Outra novidade é o memorial descritivo usado para o transporte da madeira, através de coordenadas geométricas. Ao solicitar a guia de transporte, o proprietário da carga irá informar o percurso que o produto irá fazer, desde sua origem até o destino. Ao sair da rota determinada no documento, a fiscalização será informada pelo sistema eletrônico de controle. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, o sistema é inédito no Brasil e a meta é garantir meios de controle rápidos, eficientes e com mínimas possibilidades de fraude.

As antigas Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (Atpfs) serão substituídas pelo Documento de Origem Florestal (DOF), que será emitido a partir de janeiro pela Secretaria de Estado de Fazenda. O documento poderá ser retirado via internet. A Sefaz irá ajudar na fiscalização do transporte de madeira em Mato Grosso.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329860/visualizar/