Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Dezembro de 2012 às 04:29

    Imprimir


Os recursos hídricos superficiais, como rios e lagos, do sudoeste dos Estados Unidos, afetado no último verão pela pior seca que o país enfrentou em mais de 50 anos, podem diminuir em até 10% nas próximas décadas devido ao aquecimento global, de acordo com um estudo publicado na revista “Nature Climate Change” neste domingo (23).

Segundo a investigação científica, as chuvas podem aumentar no Norte da Califórnia durante o inverno e em áreas de captação do Rio Colorado. No entanto, o aumento da evaporação devido à elevação da temperatura global poderá ultrapassar os níveis de precipitação.

O estado do Texas poderá ser o mais prejudicado pela redução da oferta de água, provocada pela escassez de chuvas aliada à evaporação excessiva, de acordo com as simulações dos pesquisadores norte-americanos.

No geral, o sudoeste dos EUA perderá até 10% dos recursos hídricos superficiais entre 2021 e 2040, em comparação com a segunda metade do século 20, segundo Richard Seager, pesquisador da Universidade Columbia, em Nova York.

“É uma redução muito significativa, dada a pressão sobre o Rio Colorado para as tarefas agrícolas e domésticas”, acrescentou. Neste ano, o país sofreu sua pior seca em 56 anos, que provocou um forte aumento global dos preços dos alimentos.

Margem do Rio Mississippi, nos EUA, aparece seca em imagem feita em julho deste ano, durante o verão no Hemisfério Norte (Foto: Rogelio V. Solis/AP)
Margem do Rio Mississippi, nos EUA, aparece seca em imagem feita em julho deste ano, durante o verão no Hemisfério Norte (Foto: Rogelio V. Solis/AP)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/32997/visualizar/