Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 17 de Dezembro de 2005 às 08:33
Por: Giordanna Santos

    Imprimir


Levar arte e cultura à comunidade é a proposta da Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, criada há dois anos. Hoje, professores e alunos apresentam os resultados de mais uma etapa desse trabalho na 3ª Mostra Imaginarte, no Teatro Universitário, às 20h. Exposição de artes plásticas e apresentações de música e teatro integram a mostra. O ingresso será trocado por um brinquedo.

Segundo a coordenadora da Escola, Silbene Perassolo, a Imaginarte é uma forma de agregar vários tipos de arte em uma única mostra. "Queremos mostrar cada particularidade da Escola", ressalta.

A 3ª Mostra tem início no saguão do Teatro, onde o público vai conhecer o que foi produzido pelos alunos do curso de Artes Visuais, que tem como coordenadora pedagógica a professora Cláudia Menezes. Ao todo serão expostos cerca de 20 trabalhos de 10 alunos.

A mostra de música vai apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com quatro classes: violino, violão, piano e flauta. A coordenação do curso está sob comando da professora Márcia Vialogo Cunha.

A primeira classe a se apresentar será a de Violino, que tem como professor o músico Francisco Lopes. No repertório estão as músicas "Yesterday ", de John Lennon e Paul McCartney, com arranjo de Silbene Perassolo, "Kanon", de Hohann Pachelbel e "Per Amore", de Andrea Bocelli.

Já a classe de violão, que está sob comando do professor Carlos Orlando Monteiro apresenta "Romance de Amor", de Antonio Rovira, "Green-Sleeves", de autor anônimo, "Noite Feliz", de Franz Gruber, "Nada Sei (Apnéia)", de George Israel e Paula Toller.

Os alunos do curso de piano, que também é conduzido pela professora Márcia Vialogo, apresentam "Sinfonia da Cantata", de Bach, "18ª Variação sobre um tema de Paganini", de S. Rachmaninoff, "Memory", de Cathenrine Rollin e "Celebration Overture", de Catherine Rollin.

A classe de flauta, que é comandada pela professora Marília Cortez, tem no repertório da noite "Asa Branca", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, "Aquarela", de Vinícius de Moraes e Toquinho, "Noite Feliz", de Franz Gruber, "Bom Natal" e "Estudo nº 1", composição das alunas Fernanda Mota e Thuany Vilas-Boas, com arranjo de Liza Paro e Márcia Cortez.

Neste ano, graças a um convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Escola está desenvolvendo o projeto "Teatro na Escola Contadores de História", voltado a professores da rede pública de ensino. "A intenção foi buscar dar suporte a esses profissionais no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psíquico e criativo em sala de aula", explica Silbene.

Para encerrar as atividades os alunos-professores apresentam a Mostra "Dança Afro", com coreografia e coordenação da professora-aluna Alanilze Camargo Zago e "A Dança do Boi", coreografia baseada na dança dos Parintins (norte do Brasil). Ambas com participação dos alunos da Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves. "Estatuto do Homem", poema de Thiago de Melo, com direção de imagens da professora-aluna Márcia Furtado, encerra a programação.

Segundo a coordenadora da Escola, Silbene Perassolo, o projeto oferece cursos para comunidade e visa a transformação, motivação e crescimento profissional e individual dos alunos.

Serviço - A Escola de Artes da UFMT apresenta hoje a 3ª Mostra Imaginarte, no Teatro Universitário, às 20h. O ingresso será trocado por um brinquedo. Fones: 3615-8354. (Com Assessoria)




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330029/visualizar/