Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 19:55

    Imprimir


Um grupo de 15 escritores almoçou com o governador Blairo Maggi nesta quinta-feira (15/12), no Palácio Paiaguás. A literatura mato-grossense e a Literamérica estiveram em pauta numa conversa informal, da qual também participaram os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania) e João Carlos Vicente Ferreira (Cultura).

A reunião com os escritores havia sido agendada anteriormente entre o próprio governador e o secretário João Carlos. A Literamérica 2005, seu sucesso e desdobramentos foram comentados por alguns escritores. Aos objetivos da Feira de integrar os países sul-americanos e fomentar a produção editorial, foram adicionados aspectos como a formação de público para a arte literária, com ênfase na população jovem.

A nova edição do evento provocou situações curiosas durante a reunião. “A realização da Literamérica 2006 é uma promessa...”, ia dizendo o secretário de Cultura, quando foi interrompido pelo governador: “Não é uma promessa, é um compromisso”. João Carlos, logo em seguida, disse: “A Feira tem que entrar para o calendário oficial de Mato Grosso...” A este comentário, o secretário Pagot acrescentou: “Ela tem que entrar para o calendário internacional”.

O secretário de Cultura noticiou, de primeira mão, que o Ministério da Cultura dará um apoio significativo à Literamérica 2006. A informação lhe foi prestada por assessores que estiveram com o ministro Gilberto Gil, em Brasília, e estão participando da Conferência Nacional de Cultura. O MinC dará cobertura nas articulações que precedem a Feira, especialmente no que diz respeito às relações internacionais.

Vários escritores presentearam o governador com suas obras mais recentes. Eles elogiaram a iniciativa do Governo do Estado de, através do evento, oportunizar o fortalecimento de uma arte tão fundamental quanto a literatura. A participação da AlimeMTo – Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso na Literamérica 2005 - também foi referendada durante a reunião.

Participaram do almoço os seguintes escritores: Anna Ribeiro, Elizabeth Madureira de Siqueira, Gabriel Mattos, Ivane Piaia, Ivens Scaff, Lorenzo Falcão, Marilza Ribeiro, Mário César Silva Leite, Marta Helena Cocco, Paulo Pitaluga, Pedro Rocha Jucá, Ricardo Guilherme Dicke, Sebastião Carlos Gomes, Tertuliano Amarilha e Yasmin Nadaf.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330070/visualizar/