Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 20:40

    Imprimir


Os focos de febre aftosa no Brasil renderam à agropecuária nacional mais um embargo. A Venezuela proibiu a importação de carne bovina, ovina, caprina e suína.

"É dever do Ministério (da Agricultura) ditar medidas que reduzam o risco de entrada e propagação da febre aftosa na Venezuela", diz a resolução oficial, que não estabelece prazo para a proibição e que é baseada em um recente relatório da Organização Mundial de Saúde Animal, que levantou o status de "Zona Livre de Aftosa com vacinação" depois que foram detectados focos da doença, principalmente no Sul do Brasil.

A medida venezuelana adverte que "toda violação da resolução será punida de acordo com o marco jurídico da nação".

Em uma primeira reação, o presidente da Confederação Nacional de Agricultores e Criadores de Gado (Confagan) da Venezuela, José Campos, disse aos jornalistas que a medida, "justificada do ponto de vista da saúde animal, preservará o rebanho nacional". "O Brasil mantinha zonas livres de aftosa, com e sem vacinação, e já aplicou as medidas necessárias para que (a doença) não se propague para seus países vizinhos", acrescentou Campos, que assegurou que a medida não afeta a capacidade de abastecimento nacional.

As importações do Brasil atendem apenas 7% do total do consumo de carne na Venezuela, por isso a proibição "não tem força" para o desabastecimento, segundo o dirigente.

Campos informou que o último registro de compra no Brasil foi em julho e de apenas 7,5 mil toneladas, "uma quantidade mínima".





Fonte: Agrol

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330332/visualizar/