Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 14:19
Por: LORENZO FALCÃO

    Imprimir


O Palácio da Instrução deu início na noite desta terça-feira (13) a sua temporada natalina, que suscitou performances da Orquestra de Câmara e do Coro do Estado de Mato Grosso, que interpretaram uma cantata de Natal. O governador Blairo Maggi presenciou o evento e também acompanhou uma expressiva encenação teatral após a cantata. Os eventos levaram centenas de pessoas ao prédio histórico.

A decoração e o clima natalinos, assim como a delicadeza das canções executadas pela orquestra e coro emocionaram muitas pessoas. “É a primeira vez que temos a oportunidade de ver algo tão bonito”, disse a aposentada cuiabana, Terezinha Leonor de Souza Leite.

“O Natal faz cada coisa... boneca vira gente, e palácio vira presente”, disseram as atrizes Juliana Capilé e Tatiana Horevitch, transformadas em bonecas de pano e posicionadas bem em frente à Orquestra de Câmara. A cada intervalo entre as músicas, elas se manifestavam. A iluminação do Palácio é uma iniciativa desenvolvida em regime de parceria envolvendo a Rede Cemat, a Eletrobrás e o Governo de Mato Grosso. O conjunto das atrações artísticas e a decoração natalina estão chamando a atenção da população.

“Eu não sabia que estava acontecendo isso. Estava passando, vi e parei. Está muito bonito”, disse Rosimeire Aparecida da Silva, moradora de Várzea Grande. Ela cobrou uma divulgação maior em torno dessa iniciativa, para que todos tenham a oportunidade de presenciar. “Eu sabia que estava acontecendo e vim aqui especialmente para assistir. Está lindo, muito lindo”, disse Elisanne Maria da Costa, de Cuiabá. Empunhando sua câmera digital, Luciano Soares dos Santos, procurava um melhor ângulo para clicar a apresentação. Morador de Tangará da Serra e de passagem por Cuiabá, ele aproveitou para registrar o belo momento. “Eu vim para ver o teatro que vai haver depois, mas isso aqui está muito bonito”, enfatizou.

Teatro-Coro e Orquestra apresentaram um repertório com umas 15 canções, com direito a "bis". Ao término dessa apresentação, a maior parte da platéia dirigiu-se para o estacionamento aos fundos do Palácio da Instrução, onde teve início a encenação de Édipo Rei, pelos 34 atores do Curso de Artes Dramáticas – Ator, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o sistema Fecomércio, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura.

A peça, uma das mais tradicionais da história mundial do teatro, escrita por Sófocles, no século V a.C., foi montada nesta encenação por Sandro Lucose e a concepção cênica teve a participação de praticamente todo o elenco, composto por alunos metade do interior, metade de Cuiabá.

A encenação marca o encerramento do curso, que começou em fevereiro. Ao final de Édipo Rei, calorosos aplausos e palavras de apoio do governador Blairo Maggi. Ele foi saudado efusivamente pelos alunos do curso. Final feliz para uma significativa noitada cultural, espécie de boas vindas a toda uma programação natalina que vem desabrochando por aí. E dá-lhe Papai Noel.

Também assistiram ao espetáculo os secretários de Estado Terezinha Maggi (Setec), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), Clóves Vettorato (Seder), José Carlos Dias (Secom) e Yeda Marli (Sedtur), e o bispo de Cuiabá, Dom Milton.




Fonte: Assessoria/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330386/visualizar/