Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 12:40

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano, Adriana Bussiki, e o secretário de Cultura, Mario Olimpio, inauguram hoje, o presépio de natal. A recriação do cenário de nascimento de Jesus terá um toque genuinamente cuiabano: a utilização de peças em cerâmica. Objetos e elementos buscam reproduzir um pouco do ambiente regional, cultura e tradições do povo desta terra.

O presépio terá peças entre 59 e 75 centímetros de Jesus, Maria e José e os três reis magos. Todas essas peças terão rostos com feições regionais. Além delas haverá peças em cerâmica de animais como camelos, carneiros, galos, galinhas, jumentos, peixes e bois. Canoas de verdade vão compor esse cenário. Um a iluminação cênica vai dar colorido especial a este ambiente, um dos maiores símbolos natalinos.

"A idéia é criar um presépio que tenha tudo a ver conosco. Nosso presépio busca valorizar a cultura regional das comunidades ribeirinhas como a de São Gonçalo Beira Rio", descreve a artista plástica Marta Catunda, assessora da Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com Marta, a escolha de peças da artesã Júlia deve-se ao trabalho desenvolvido por ela não só na produção de peças, mas na pesquisa de campo sobre o tema.

"A Júlia produziu peças em dois tipos de barros: o branco e o vermelho, justamente para dar um contraste entre os elementos de cena. O trabalho da artista plástica busca transmitir uma linguagem cultural própria, uma identidade de quem vive aqui e sabe reproduzir elementos histórico-culturais, através do artesanato", explica Marta Catunda. Além de Marta, compõe a equipe que irá montar o presépio os decoradores Zé de Paula e Deny Alencar, e o artista plástico Vicente Paulo.

Segundo o secretário municipal de Cultura, o produtor cultural Mário Olímpio, o presépio será aberto para visitação a partir de hoje, no coreto da Praça Alencastro, onde devendo permanecer até o mês de janeiro de 2006.




Fonte: Agência de Notícias dos Municípios/Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330402/visualizar/