Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 09:09

    Imprimir


A fauna do Pantanal, bem como a diversificada flora, além do homem pantaneiro e a diversidade cultural dessa região única no planeta, serviram de fonte de inspiração para a coleção Vazante, criada com o intuito de retratar a cultura e os valores de Mato Grosso. Apresentados aos lojistas e ao público na Feira do Empreendedor (de 09 a 13/11), os produtos da nova coleção serão comercializados em uma loja montada especialmente para divulgá-los, no Cuiabá Lar Shopping. Ela será inaugurada hoje, às 19h30, e fica aberta ao público até o dia 31 de janeiro. Além dos 157 itens da nova coleção, a loja terá outras peças artesanais somando mais de 500 tipos de produtos.

Segundo a coordenadora do Programa do Artesanato no Sebrae/MT, Iane The, a loja é uma forma de divulgar a coleção e mais uma opção de comercialização para o artesão numa época tão favorável como esta que antecede o Natal e durante o período de férias. Num espaço de 240 metros quadrados, a loja foi montada dentro do conceito de loft, criado pelas arquitetas Ruth Helena Dorileo e Léia Heinzmane. Segundo Iane, o formato tem como objetivo permitir que o consumidor veja o artesanato inserido em ambientes do cotidiano das pessoas.

A coleção foi distribuída em sete gêneses -tecelagem, crochê, madeira, bordado, cerâmica, biscuit e découpage. Entre as peças estão bonecos de madeira que retratam as manifestações culturais mais populares de Mato Grosso, o siriri e o cururu. Nestas pequenas esculturas, do artesão Manoel Benedito de Jesus, do bairro Areão, em Cuiabá, são narradas cenas de rodas da dança e música. O aposentado conta que encontrou no artesanato uma fonte de renda para a família e que está confiante de que fará boas vendas.

A bordadeira Margarida Nunes da Silva, de 68 anos, que aprendeu a bordar quando jovem no internato, faz almofadas, jogos de lençóis, toalhas de mesa e até móbiles com pequenas peças bordadas por suas mãos ágeis e precisas. "Participar deste trabalho foi um incentivo para nós", conta.

Nesta coleção as galinhas d"angola de Cleide Rodrigues multiplicaram-se em muitas peças que vão além da função decorativa. Elas motivaram a criação de prendedores de guardanapo, saleiro, pimenteiro, potes com tampa, porta-guardanapo, sem falar na pintas que também estão por toda parte.

A coleção Vazante e a abertura da loja são ações que integram o Programa Sebrae de Artesanato, cujo objetivo é incrementar a produção artesanal no estado, gerando emprego e renda e valorizando a cultura local.

Desenvolvida, dentro da metodologia Projeto Faber, pela equipe do Laboratório Piracema de Design, coordenado pela artista plástica e designer Heloisa Crocco, a coleção é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Secretária de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/MT), Secretaria de Indústria e Comércio Minas e Energia (SICME/MT), Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MT), Sesc Casa do Artesão, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, instituições financeiras e associações estaduais de artesanato.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330455/visualizar/