Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Dezembro de 2005 às 22:15

    Imprimir


Varsóvia - Um investigador da organização Human Rights Watch (HRW) denunciou que a Polônia abrigava o principal centro de detenção de terroristas estrangeiros levados ilegalmente à Europa pela CIA, informou um jornal local. Marc Garlasco, um analista militar da organização de defesa dos direitos humanos, disse ao jornal polonês Gazeta Wyborcza que a HRW possui documentos para confirmar a denúncia contra a Polônia. Ele afirmou ainda que a Romênia fazia parte do roteiro de transferência clandestina de prisioneiros.

"A Polônia era a principal base de interrogatório de prisioneiros e a Romênia era mais que uma mera escala", disse Garlasco ao jornal. "É isso o que nos dizem nossas fontes na CIA e é isso que confirmaremos com os documentos que reunimos." Por sua vez, líderes poloneses continuam negando veementemente que a CIA tenha usado centros clandestinos de detenção em seu território. Teme-se que os suspeitos de terrorismo fossem levados pela CIA a outros países para sofrer tortura.

No início da semana, o presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski, disse que não existiam centros de detenção desse tipo em seu país. Em 28 de novembro, ele chegou a dizer que "isso nunca aconteceu" na Polônia. Segundo Garlasco, porém, "uma operação dessa escala não aconteceria sem o conhecimento das autoridades polonesas. Há pessoas que participaram disso. Existem registros de vôo".




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330790/visualizar/