Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2005 às 20:15

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está cadastrando as famílias que desejam morar na zona rural para receber incentivos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Crédito Fundiário. Esse programa que possibilita aos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais.

De acordo com o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, 98,7% das famílias vivem hoje na cidade, enquanto 1,3% moram na zona rural.

Atualmente 50 famílias são beneficiadas pelo Pronaf e nos próximos dias mais 205 devem receber incentivos que busca fortalecer a agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. Essas famílias são das comunidades rurais da Gleba Tucum, Pai Joaquim, 21 de Abril, Rio dos Couros e Vale do São Vicente.

Já no Crédito Fundiário a meta da Prefeitura Municipal é atender até o próximo ano cerca de mil famílias que vivem hoje em Cuiabá e desejam retornar para o campo. De acordo com o secretário as famílias beneficiadas tem até 10 anos para quitar a dívida da área adquirida junto ao Banco do Brasil. "A nossa meta é aumentar a ocupação na zona rural de Cuiabá", afirmou João Vieira.

Até o final deste mês cerca de 873 hectares de terra devem ser adquiridos para assentar 84 famílias em cinco projetos produtivos. As áreas que estão em negociação são nas Fazendas Mineiro, Bandeirantes e Rio das Pedras, todas na região da Guia.

As famílias que desejam se cadastrar para obter acompanhamento técnico da Prefeitura de Cuiabá na elaboração de projetos para pleitear recursos junto aos programas Pronaf e Crédito Fundiário devem procurar a Diretoria Municipal de Agricultura, no bairro Lixeira, ou pelo telefone 3027-1635.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330794/visualizar/