Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 16:19

    Imprimir


fundador e diretor-executivo da Creative, Sim Wong Hoo, disse à BBC que planeja reivindicar a patente da empresa sobre o sistema de navegação usado em tocadores de MP3. A declaração foi feita no lançamento do Zen Vision: M, produto da Creative para concorrer com o iPod vídeo da Apple.

Se Hoo levar o plano adiante, a Apple terá de brigar na Justiça para continuar usando a tecnologia em seu iPod.

A Creative foi a primeira a lançar um tocador de MP3, no ano 2000, mas desde então foi ofuscada pelo produto da empresa de Steve Jobs.

Lucro "Iremos atrás de todas as empresas que usam o mesmo sistema de navegação, e vamos perseguir isso agressivamente", disse Hoo. "Esperamos que as negociações sejam amigáveis, mas as pessoas precisam respeitar propriedade intelectual."

Segundo Hoo, a empresa está preocupada com a tecnologia. "Este ainda é um mercado tecnológico. Essa é diferença-chave entre uma empresa de tecnologia e uma empresa de branding", disse ele, alfinetando a campanha de marketing de sucesso da Apple.

Hoo também admitiu que a estratégia da Creative de priorizar a tecnologia de seus produtos não funcionou tão bem com os consumidores como eles esperavam. O lançamento da Creative lembra um iPod na aparência e tem mais ou menos a mesma largura e peso do modelo antigo da Apple.

Mas o produto da Creative tem algumas funções diferentes, como rádio FM e um microfone embutido.

Mercado Tocadores portáteis de MP3 ganharam popularidade no último ano. De acordo com a empresa Informa Telecoms & Media, as vendas do produto cresceram 71% em 2004.

Eles estimam que esses tocadores portáteis movimentem US$ 6,8 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões) em 2005 e até US$ 16,1 bilhões (cerca de R$ 35,4 bilhões) em 2010.

Até agora, a Apple domina este mercado, e seu iPod responde por cerca de 80% das vendas de tocadores de música digital que têm disco rígido para armazenar música. A Creative não conseguiu ainda alcançar a rival, ocupando um distante segundo lugar.

Em agosto, a empresa revelou que ganhou uma patente nos Estados Unidos que se refere à maneira com que as músicas são organizadas e escolhidas em um tocador, por meio de um sistema hierárquico que usa três ou mais telas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330930/visualizar/