Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 15:39

    Imprimir


O Líder do PT, deputado Henrique Fontana(RS) anunciou agora há pouco que indicará os deputados Paulo Pimenta (RS) e Neyde Aparecida (GO) para as duas das três vagas do partido no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. As vagas atualmente são ocupadas pelos deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Orlando Fantazzini (Psol-SP), que deixaram o partido em setembro deste ano.

Fantazzini é o relator do processo do deputado mato-grossense Pedro Henry (PP) acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) de suposto envolvimento no esquema de distribuição de dinheiro para deputados da base aliada, o chamado mensalão. O relatório final pedindo absolvição ou cassação de Henry deve sair até fevereiro.

Fontana comunicou a decisão do partido ao presidente do Conselho de Ética e à Secretaria-Geral da Mesa, mas ainda não há uma decisão oficial sobre a substituição.

O argumento, segundo o líder do PT, é o fato de o PT contar com mais de 80 deputados na Câmara e ter atualmente apenas uma vaga de titular no conselho – a deputada Angela Guadagnin (SP), enquanto o Psol, com uma bancada de apenas sete deputados, ocupa duas vagas. A diferença, na opinião de Fontana, fere o princípio da proporcionalidade partidária na divisão de cargos na Casa. Ele nega, no entanto, que o pedido de substituição tenha sido motivado pelo desejo do partido de ter mais controle sobre os votos nos processo disciplinares.




Fonte: Agência Cãmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330939/visualizar/