Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 14:10
Por: Edimar Santos

    Imprimir


Campo Novo do Parecis saiu na frente e é o primeiro município do Estado a ter uma Câmara Empresarial do Turismo. A criação aconteceu na última quarta-feira (07/12) em uma reunião com empresários, empreendedores e representantes do setor público camponovense. Na ocasião o consultor da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), professor Francisco Cunha Lacerda ministrou a palestra “Turismo: O maior e melhor negócio do mundo” apresentando, de forma objetiva, diversos dados que demonstram o potencial da indústria do turismo, que em 2004 apresentou uma taxa de crescimento de 10% ao ano contra a média de 2% da economia mundial.

Durante a abertura do evento o vice-prefeito Sérgio Stefanello (PPS) destacou que “com a criação da Câmara se sai da boa vontade para a ação, formando o modelo de gestão do projeto de desenvolvimento da atividade turística em Campo Novo do Parecis, encabeçado pelo poder público e sociedade civil organizada”.

Para o diretor do Departamento Municipal de Turismo, Carlos Augusto, a criação significa um grande avanço para o município. “Nossa preocupação é desenvolver um trabalho profissional, para isso primeiro estruturamos todo o modelo de gestão, com a criação da Comissão Permanente de Turismo e Meio Ambiente na Câmara de Vereadores, a estruturação do Conselho Municipal de Turismo – que passou a incorporar também o meio ambiente – e o próprio Departamento de Turismo, que recebeu sede própria e profissionais da área”, explicou Augusto.

Na oportunidade o diretor apresentou aos empresários o projeto “Pelos Caminhos de Rondon, no Chapadão do Parecis”, que pretende recriar e oferecer ao público (turistas) o caminho percorrido pelo Marechal Candido Rondon nas três expedições dos trabalhos exploratórios da Comissão Rondon, uma delas feita, inclusive, com a participação do ex-presidente dos Estados Unidos, Roosevelt.

Em entrevista o consultor Francisco Lacerda falou da importância do envolvimento da iniciativa privada no projeto. “A atividade turística, como negócio é 100% privada. O papel do governo é criar um ambiente bom para o desenvolvimento da atividade, apoiando com infra-estrutura, incentivos fiscais e capacitação de mão-de-obra, porém, o investimento empresarial é exclusivamente privado, tanto na área urbana quanto na área rural. E a participação direta da Associação Comercial do município e do Sindicato Rural também é de extrema importância”, explicou.

Após a palestra houve então a eleição dos integrantes da Câmara e a definição da primeira diretoria. Através de uma eleição democrática foi eleito presidente o engenheiro Lázaro Rodrigues. A vice-presidência ficou com a publicitária Sônia Balbino. A Câmara conta ainda com Maria Tamiozzo (1ª secretária), Luiz Reck (2º secretário), Gilberto Brólio (1º tesoureiro), Vilmar Rozin (2º tesoureiro), Deni Bazi (diretor de articulação empresarial), Eugênio Queiroz (diretor adjunto de articulação empresarial), Gilmar Luiz Tessaro (diretor de articulação governamental) e Aroldo Rodrigues Veiga (diretor adjunto de articulação governamental).




Fonte: Assessoria CNP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330955/visualizar/