Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 05:36

    Imprimir


Mais de 10 mil filiações partidárias estão na iminência de serem canceladas pela Justiça Eleitoral nos próximos dias, caso os partidos políticos não resolvam com urgência pendência relativa a dupla filiação apurada pelo sistema de controle de filiações partidárias do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O sistema identificou 10.304 eleitores que constam como filiados simultaneamente a dois ou mais partidos. Essa situação, considerada sub-judice pelo sistema, enseja cancelamento da filiação. Em Mato Grosso, existem 245.345 eleitores filiados a partidos políticos.

Dos 235.041 eleitores com filiação partidária considerada regular, o sistema apontou 58.181 eleitores filiados com algum problema, como nome faltando letra, erro na indicação da seção eleitoral etc. Nesses casos, os partidos políticos também devem apresentar dados para a correção, mas o problema não enseja cancelamento. Os partidos políticos devem procurar os Cartórios Eleitorais para sanar as irregularidades identirficadas.

Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral promove cruzamento das listas partidárias apresentadas pelos partidos políticos, que têm o dever de entregá-las aos respectivos Cartórios Eleitorais (a filiação é feita na unidade municipal de cada partido) nos meses de abril e outubro de cada ano. Na última apresentação de listas, passou a ser exigido a entrega das informações em meio magnético, ou seja, em disquetes. Antes, as listas eram entregues de forma impressa.

Os partidos com maior número de filiados em Mato Grosso são (considerando os filiados com risco de cancelamento): PFL, com 52.250 filiados; PPS, com 38.823 filiados; PMDB, com 36.218 filiados; PSDB, com 29.015 filiados; PT, com 15.673 filiados; PTB, com 15.373 filiados. Já os partidos com menor número de filiados são o PCO, com 13 filiados e o PSOL, com 33 filiados.

Os partidos políticos que apresentam maior número de filiados irregulares, ou seja, com dupla filiação, são: PFL, com 1.941 filiados; PPS, com 1.921; e, PMDB, com 1.189 filiados.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331069/visualizar/