Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 22:40

    Imprimir


O tenente-coronel Marcos Pontes, que pode se tornar o primeiro astronauta brasileiro da história, não enfrentou dificuldades nos testes realizados no Centro de Preparação de Cosmonautas Yuri Gagarin, perto de Moscou, segundo informou a Agência Espacial Russa (Roscosmos). Marcos Pontes tem prevista uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, obedecendo a um acordo firmado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Kremlin em 17 de outubro deste ano. E a adaptação do tenente-coronel estaria sendo beneficiada pela melhora do conhecimento do idioma russo. O lançamento da nave russa Soyuz TMA-8 com destino à ISS está previsto para março ou abril de 2006. Pontes se transformaria no primeiro astronauta brasileiro da história, e ficaria oito dias na ISS realizando testes para instituições de pesquisa brasileiras.

"Milhões de brasileiros sonham com este momento. O dia do lançamento será um dia histórico para meu país", declarou recentemente Marcos Pontes, que também foi treinado no centro da Nasa Lyndon B Johnson, em Houston, nos Estados Unidos. Antes de viajar, o brasileiro precisa passar em um curso de idioma russo adaptado no qual aprenderá ordens e instruções básicas relacionadas ao funcionamento dos sistemas vitais e de navegação das naves russas e dos módulos da ISS.

Durante os testes, Pontes deve saber utilizar o traje espacial e o programa de instruções a ser seguido durante os vôos de ida e de volta nas naves modelo Soyuz. O brasileiro também deve saber como conduzir as equipes e instrumentos para preparar alimentos e dormir.

O treino também inclui aspectos relacionados à saúde, instruções a serem seguidas em caso de emergência e um curso de sobrevivência para caso a cápsula caia em um lugar imprevisto na Terra.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331082/visualizar/