Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 12:58

    Imprimir


Cientistas britânicos estão desenvolvendo superbrócolis que eles acreditam que vão ajudar as pessoas a evitar o câncer.

Já se sabe que os brócolis possuem propriedades anticancerígenas, mas os pesquisadores do Insituto de Pesquisa sobre Alimentos, de Norwich, descobriram que características genéticas de algumas pessoas podem minimizar a proteção que elas recebem do vegetal.

Isto pode ser evitado, segundo os cientistas, pela criação de brócolis que contenham uma concentração maior de sulforafane, a substância responsável pelo efeito anticâncer.

O instituto espera que a técnica para conseguir isto esteja desenvolvida no prazo de três anos, mas até lá eles recomendam que as pessoas optem por comer uma grande variedade de verduras, não se resumindo aos brócolis.

O gene que falta

O coração do problema parece ser um gene chamado GSTM1, que metade das pessoas não possui, de acordo com o cientista Richard Mithen, que lidera a pesquisa.

“Alguns indivíduos que não têm o gene parecem receber menos proteção contra o câncer”, diz Mithen.

“Nossos estudos sugerem que isto pode ocorrer porque, se você não tem o gene, não consegue reter a sulforafane em seu corpo. Tudo é eliminado em algumas horas”, explica o cientista.

“Mas, se você consumir grandes quantidades de brócolis, ou brócolis com maiores níveis de sulforafane, como os superbrócolis, você pode ser capaz de reter tanto sulforafane no organismo quanto as pessoas que têm o gene.”

Os brócolis pertencem à mesma família do repolho, da couve flor e da couve de Bruxelas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331178/visualizar/