Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 12:32
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mais de cem Municípios do interior de Mato Grosso participam do Seminário de Capacitação para Conselheiros do Trabalho, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento iniciou nesta quarta-feira e encerra na sexta-feira (09.12).

De acordo com a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Nilza Rosa Pereira, o Estado conta com 141 Municípios, mas apenas 51 têm seus conselhos homologados e atuantes. “Temos 65 conselhos criados e não homologados e outros 23 inexistentes. Os governos Estadual e Federal têm algumas ações que necessitam da existência do conselho municipal criado e homologado. Isso porque o conselho do trabalho é o órgão deliberativo e fiscalizador da maioria das ações destinadas à política de emprego e renda”, explicou.

Sem a atuação do conselho do trabalho, o Município deixa de ser beneficiado por diversas ações do Estado como Microcrédito, programas habitacionais, cursos de qualificação, entre outros. “São os representantes dos conselhos que mostram à secretaria qual a necessidade da região. São eles que nos identificam quais os investimentos do Governo na área do trabalho e emprego. Esta capacitação é a oportunidade que os Municípios têm de sinalizar suas reais necessidades”, frisou a superintendente do Sine/MT, Ivone Rosset.

“Estamos aqui para ensinar e aprender, tornando-se assim os multiplicadores do conhecimento que receberemos neste seminário”, destacou Nilza Rosa Pereira.

Durante os três dias da capacitação serão discutidos assuntos como a criação, operacionalidade e o papel do Conselho Municipal, gestão e política de desenvolvimento local políticas públicas de qualificação profissional, além de ferramentas de auxílio na condução dos trabalhos.

No último dia do evento (09.12), haverá uma apresentação cultural e espaço de diálogo com a Setec, além da entrega dos certificados.

A última capacitação com os conselheiros municipais do trabalho de Mato Grosso foi realizada em janeiro de 2004.




Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331184/visualizar/