Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 23 de Dezembro de 2012 às 11:59

    Imprimir


Um estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, indica que algumas ilhas do Havaí, incluindo Oahu, a mais populosa e a terceira maior da região, estão se dissolvendo e perdendo minérios. O problema atinge principalmente áreas de montanha, dizem os cientistas.

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (21), no periódico "Geochimica et Cosmochimica Acta". "Nós tentamos entender o quão rápido as ilhas estão "sumindo" e qual a influência do clima nisso", afirma o geólogo Steve Nelson. "Mais material está se dissolvendo destas ilhas internamente do que está sendo carregado pela chuva e pela erosão."

Montanhas no Havaí vão ser dissolvidas por águas subterrâneas, segundo cientistas (Foto: Divulgação/Universidade Brigham Young)
Ilhas do Havaí vão ser dissolvidas por águas subterrâneas, principalmente nas regiões de montanhas, afirmam os cientistas (Foto: Divulgação/Universidade Brigham Young)

 

Segundo o estudo, a atividade das placas tectônicas está "empurrando" a ilha de Oahu para noroeste, o que faz a região se elevar aos poucos, ao longo de milhares de anos.

Os cientistas estimam que Oahu vai continuar a se elevar por 1,5 milhão de anos, mas após este período, a força da água subterrânea vai triunfar e as montanhas da ilha vão começar a entrar em colapso, tornando-se baixas. As ilhas não devem desaparecer, mas vão ficar muito parecidas com planícies, segundo o estudo.

Os pesquisadores compararam os lençóis freáticos das ilhas com os rios para entender o que está removendo mais minerais. Após meses de estudo, que contaram com dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS), foi possível obter conclusões, como a de que os lençóis freáticos contribuem para "corroer" as montanhas.

"Todas as ilhas havaianas são feitas de só um tipo de rocha. As taxas de chuva também variam, e, por isso, a região é um grande "laboratório" natural", disse o pesquisador em entrevista ao site da universidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33128/visualizar/