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Tecnologia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 21:27
Por: Jonas da Silva

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Nos últimos anos, o portal do Governo de Mato Grosso (e - Mato Grosso - www.mt.gov.br) tem sido uma ferramenta de facilitação de serviços públicos para os cidadãos. Entre essas facilidades, parcela de mato-grossenses podem, com acesso à Internet, consultar e imprimir guias do Detran (no link Trânsito); verificar informações da Secretaria Estadual de Administração (SAD), como consulta de processos de interesse de servidores, e documentos de arrecadação (DAR) da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

A coordenadora do portal e-Mato Grosso, Kátia Virgínia Calmon Bruno, diz que o trabalho de gestão de conteúdo de informações passa por contínuo processo de aprimoramento. “Nosso sonho é que o cidadão tenha um excelente atendimento no serviço público. E o portal é um meio para isso. Queremos sempre aprimorar o atendimento ao cidadão pela Internet”, avalia.

A partir da sua residência, as pessoas podem e devem buscar esses serviços, como, por exemplo, a situação de multa de veículos. Ou a consulta sobre o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os servidores públicos também podem extrair holerite (contracheque) e o cidadão em geral tem condição de acompanhar o Orçamento do Estado. No portal, as informações estão organizadas por assunto.

“A idéia é que o cidadão encontre a informação que ele precisa. Precisamos mudar essa visão de que o servidor público é lento, moroso. Por isso, nós temos que ter compromisso como servidor e, as secretarias também, de pensar a gestão do Estado”, argumenta a coordenadora do e - Mato Grosso.

Além dos exemplos citados, o portal tem cadastrado acesso a 115 serviços e cerca de 500 informações públicas. Outros casos de serviços públicos são: acompanhamento de processos na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, cotações agrícolas, licitações do Estado, acervo de bibliotecas de Mato Grosso, informações sobre Programas de Governo, lista para diversos órgãos públicos nacionais, Governo Compra (e - Licitações, Pregão On Line e Licitações). No portal constam ainda telefones úteis e endereços de instituições, como hospitais, prefeituras e Câmaras Municipais.

Para aproximar o cidadão de serviços públicos o portal trabalha com os conceitos de promoção da cidadania, transparência, qualidade e interatividade. Essas características definem uma cultura de acesso a informações pela Internet. O portal e - Mato Grosso foi concebido e é administrado pelo Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat).

PREMIAÇÃO

Pelos serviços públicos que disponibiliza para a população, há três anos consecutivos o portal e - Mato Grosso é ganhador do Prêmio Ibest Regional, na categoria Júri Popular, resultado do voto do cidadão na escolha. De uma lista de dez sites, o TOP10, são escolhidos os três melhores pela Academia Ibest, formada por profissionais do setor.

Nos critérios para a seleção estão considerações sobre conteúdo, apresentação do portal, sofisticação, navegabilidade, interatividade, criatividade, funcionalidade, harmonia e aderência ao negócio (ou situação de ser condizente ao que se propõe).





Fonte: Secom-MT

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