Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 15:01
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está cadastrando as famílias que desejam morar na zona rural para receber incentivos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura familiar) e do Crédito Fundiário. Esse programa que possibilita aos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais.

Cuiabá apresenta um dos maiores índices de população na zona urbana do país. De acordo com o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, 98,7% das famílias vivem hoje na cidade, enquanto 1,3% moram na zona rural. “É uma disparidade, o que acaba aumentando cada vez mais o favelamento em nossa Capital”, disse. João Vieira afirmou ainda que esses incentivos buscam justamente dá condições àquelas pessoas que deixaram o campo, em busca de melhores condições para viver na cidade, e que não conseguiram êxito e desejam retornar para a zona rural.

Equipes da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo estão assessorando as famílias na elaboração do projeto para aquisição do financiamento junto ao Banco do Brasil. Esse Projeto Produtivo elaborado deverá demonstrar a viabilidade técnica, econômica e ambiental das atividades produtivas planejadas e deverá ser de responsabilidade da família requerente.

Atualmente 50 famílias são beneficiadas pelo Pronaf e nos próximos dias mais 205 devem receber incentivos que busca fortalecer a agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. Essas famílias são das comunidades rurais da Gleba Tucum, Pai Joaquim, 21 de Abril, Rio dos Couros e Vale do São Vicente.

Já no Crédito Fundiário a meta da Prefeitura Municipal é atender até o próximo ano cerca de 1000 famílias que vivem hoje em Cuiabá e desejam retornar para o campo. “Nós cadastramos, em seguida nos reunimos com as famílias que demonstram o interesse em qual região desejam morar. Em seguida localizamos o proprietário da área para negociar o preço do terreno que será pago pelo Banco do Brasil”, acrescentou João Vieira. De acordo com o secretário as famílias beneficiadas tem até 10 anos para quitar a dívida da área adquirida junto ao Banco do Brasil. “A nossa meta é aumentar a ocupação na zona rural de Cuiabá”, afirmou João Vieira.

Até dezembro cerca de 873 hectares de terra devem ser adquiridos para assentar 84 famílias em cinco projetos produtivos. As áreas que estão em negociação são nas Fazendas Mineiro, Bandeirantes e Rio das Pedras, todas na região da Guia. “A meta para o próximo ano é triplicar o número de famílias beneficiadas”, disse Vieira.

Segundo o secretário o grande entrave hoje para o aumentar à população na zona rural de Cuiabá é a falta d’água. Mas segundo ele, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo várias ações no sentido de sanar esse problema que busca valorizar o homem no campo, uma delas é a implementação do Plano de Gestão da Patrulha Mecanizada.

”Estamos desenvolvendo vários projetos para disponibilizar água potável para as comunidades rurais. A proposta é construir grandes represas, açudes e poços artesianos ”, concluiu João Vieira.

As famílias que desejam se cadastrar para obter acompanhamento técnico da Prefeitura de Cuiabá na elaboração de projetos para pleitear recursos junto aos programas Pronaf e Crédito Fundiário devem procurar a Diretoria Municipal de Agricultura,no bairro Lixeira, ou no telefone 3027-1635.




Fonte: Assesoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331358/visualizar/