Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 08:24

    Imprimir


É possível ouvir ecos de George Sand no novo livro de Adélia Prado, Quero Minha Mãe, não por nostalgia romântica da autora, mas pelo desejo de emancipação feminina que fez um dia a escritora francesa encomendar um casaco masculino e assumir a persona de um jovem.

Adélia não trocou de nome nem passou a usar botas. Ao contrário. Seu desejo de emancipação segue um caminho parecido com o de Sand, mas ela não está à procura de inserção num mundo masculino. Sua Olímpia sofre de "esquizofrenia teológica". Precisa do Pai, mas sente que não pode voar "com Ele grudado à cauda".

Também é possível ouvir ecos de Virginia Woolf sobre a condição humana. Mais especificamente, de um conto da escritora inglesa, Un Unwritten Novel, monólogo interior em que a "stream of consciousness" é perturbada pela passagem abrupta da observação para a criação - no caso, a de uma mulher num trem que imagina personagens para uma futura novela.

Uma terceira possível referência seria um filme francês da nouvelle vague, dirigido por Agnès Varda, Cleo das 5 às 7, história de uma cantora pop que vaga pela cidade enquanto espera o resultado de um biópsia.

Naturalmente, são associações aleatórias. Quero Minha Mãe sobrevive bem sem essas referências, mas é interessante pensar como, em diferentes épocas e países, três mulheres chegaram à mesma conclusão sobre o papel da psique coletiva na formação das patologias. A católica Olímpia só vai se livrar do câncer por milagre, enfrentando uma odisséia pessoal pontuada por dramas e contradições. Uma delas: buscar uma espécie de exorcismo nas mãos de uma mulher de brincos enormes que expulsa demônios.

Essa manifestação de apreço a uma mulher que não pertence - ou não pertencia - a seu mundo é o testemunho eloqüente da crença de Olímpia/Adélia na solidariedade humana. É dela que nasce a cura.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331475/visualizar/