Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 08:16
Por: Gustavo Porto

    Imprimir


Ribeirão Preto, 5 - O sistema de alerta da Embrapa Soja confirmou hoje os primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais do Mato Grosso do Sul, nos municípios de Aral Moreira, próximo a Dourados, e em Antonio João. A Embrapa confirmou ainda um novo foco da doença em Minas Gerais, no município de Pirajuba. O foco em Aral Moreira foi encontrado em uma lavoura em estádio R3, plantada na segunda quinzena de setembro.

"Este ano, a ferrugem apareceu com cerca de 15 dias de antecedência em relação ao ano passado. Apesar de os focos apresentarem baixa incidência da doença, as lavouras da região estão entrando na fase reprodutiva e o clima está propício ao desenvolvimento da doença", explica Edson Borges, diretor-executivo da Fundação MS, instituição integrante do Consórcio Antiferrugem que confirmou a doença no Estado.

Em Antonio João foram dois focos em lavouras comerciais. "Nesse município, a pressão está um pouco maior do que em Aral Moreira, pois as chuvas estão ainda mais regulares", explica Borges. A Embrapa alerta que, em função das condições climáticas, os produtores da região devem redobrar a atenção principalmente nas lavouras que estão iniciando o florescimento e iniciar o controle quando necessário.

Já o foco em Pirajuba em área de soja irrigada, plantada na segunda quinzena de outubro. Esse foco foi confirmado pelo laboratório de fitopatologia da Epamig. Até agora foram constatados focos de ferrugem em 49 municípios brasileiros na safra 2005/2006.




Fonte: Agencia Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331479/visualizar/